Música
Conheça o gaúcho que gravou com um dos ícones do reggae mundial
Binho Ribeiro fez parceria com Julian Marley, filho de Bob Marley. Canção deve ser lançada em agosto.
Destaque da seção Estrelas da Periferia, em 2018, o gaúcho Binho Ribeiro esperou alguns anos para concretizar um sonho profissional: gravar uma música com um dos grandes nomes do reggae mundial, Julian Marley, um dos filhos de Bob Marley (1945 - 1981).
Binho, que faz uma mistura de samba, reggae, pop e rock, conheceu Julian em 2015, quando o astro fez show no Bar Opinião, em Porto Alegre, com o The Wailers, banda que ajudou Bob Marley a formatar o reggae no início dos anos 1970. Naquele dia, Julian foi o vocalista da apresentação, que contou com a participação de uma lenda do reggae: Aston “Family Man” Barrett, baixista e líder da formação original do The Wailers.
- Após o show, tive a honra de confraternizar com os músicos no camarim, estreitamos nosso relacionamento, trocamos ideias musicais. Eles me compararam com Seu Jorge. Em minutos, a gente se relacionava como velhos amigos, numa magia que só a música tem - lembra Binho, 31 anos, morador de Guaíba.
Parceria
Em meados de 2018, ele fez contato com Julian e Aston Barrett Jr., filho do baixista lendário, para lançar a ideia ousada de uma gravação em parceria.
De cara, os novos amigos famosos do gaúcho toparam. Porém, as agendas não fechavam, em 2019, e a pandemia de covid-19, a partir de 2020, adiou o projeto.
- Em 2020, por conta da pandemia, com shows cancelados e artistas em casa, conseguimos retomar nossos contatos e dar início às gravações - lembra Binho.
Desafios
A faixa escolhida foi Blessed Words (em português, Palavras de Bênçãos). Composta por Binho, Julian e Elivelto Correa, com arranjos de Aston Barrett Jr., a canção teve produção geral de um dos nomes mais conhecidos do meio, o produtor Juliano Cortuah, e foi gravada em Miami, nos Estados Unidos.
- Foi um grande desafio, pois a música, por si só, já é muito intensa, calorosa, ainda mais se tratando de um reggae. E, mais ainda, pelo fato de eu ter gravado com um dos filhos do rei do reggae (como Bob Marley é conhecido) - conta Binho.
Sobre os desafios de gravar a distância, Binho observa que, mesmo com dificuldades, o resultado final ficou excelente:
- Gravar a distância pode trazer um certo desalinhamento de produção e conexão, mas, graças aos bons profissionais envolvidos, deu tudo certo.
A canção será lançada em agosto, durante a turnê do grupo The Wailers pelo Brasil, com shows previstos para Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Recife e São Paulo. A expectativa é de que Binho esteja presente no show de Porto Alegre para cantar com Julian.