Em documentário
Xuxa e Marlene Mattos se reencontram após 19 anos
Apresentadora e ex-empresária trabalharam juntas por cerca de 18 anos, mas depois romperam relações
A apresentadora Xuxa Meneghel falou ao Fantástico deste domingo (9) sobre a produção Xuxa, o Documentário. Nas filmagens, um dos reencontros mais marcantes é o dela com a ex-empresária, Marlene Mattos.
— Eu acertei muito mais do que errei, sabe? O mundo não é isso que você quer que seja. A gente tem de agir às vezes de forma realística, sabe? Você diz... você era uma marionete na minha mão e eu usava você pra fazer outras pessoas de marionete. E é assim — afirmou Marlene.
A empresária disse ainda:
— Eu não sei ser condescendente com gente burra, sabe? Eu sou exigente? Sou. Chego a ser cruel? Sou, sou. Mas olha: eu sei fazer as coisas. Quando eu me proponho, eu sei fazer as coisas.
Ao Fantástico, a Rainha dos Baixinhos se emocionou e afirmou que a postura da ex-parceira de trabalho a "chocou":
— Foi profundo, porque mexeu em uma caixinha... não que eu não queria, mas tive de passar por isso.
Xuxa, o Documentário estreia na próxima quinta-feira (13), no Globoplay. A obra conta a trajetória da apresentadora, que tem 60 anos de vida e 40 de carreira. São cinco episódios que mergulham em sucessos e traumas, com depoimentos emocionantes e reencontros polêmicos.
O documentário tem direção geral de Pedro Bial, direção de Cássia Dian e Mônica Almeida e roteiro de Camila Appel.
Passado turbulento
Marlene dirigiu os programas da Xuxa por 18 anos. A produtora era considerada uma mulher rude com a equipe, sendo criticada pelos fãs de Xuxa. Em 2002, as duas trocaram farpas durante uma gravação. Na ocasião, a apresentadora rebateu uma observação grosseira da ex-parceira. Marlene, então, saiu da vida de Xuxa.
Em entrevista à revista Caras argentina, em 2018, a apresentadora disse que foi "roubada e que adquiriu dívidas" no auge do sucesso como Rainha dos Baixinhos. Ela também relatou ter se sentido "usada".
Apesar das brigas, em 2020, Marlene elogiou Xuxa em entrevista à Quem. Ela afirmou que a apresentadora "é muito profissional" e "foi a maior babá eletrônica que já existiu". Marlene disse ainda que desejava "o melhor" para Xuxa e que estaria sempre à disposição para a afilhada, Sasha Meneghel.
Em nova entrevista, em janeiro de 2021, conforme o Uol Splash, Xuxa disse que foi um "fantoche" de Marlene:
— Eu era um fantoche, mas porque eu quis, porque eu deixei. Fui deixando cada vez mais minha vida na mão dela. Minha vida particular, pessoal e profissional. As coisas se juntavam e estava tudo na mão dela. Ela era diretora, manager, empresária... Teve um momento, como todos sabem, que meu interesse era trabalhar com programa infantil e ela já não acreditava mais nisso. A gente deixou de trabalhar junto. Por conta das afirmações, Marlene abriu uma ocorrência por calúnia, embora não descartasse as chances de fazer as pazes com Xuxa.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, foi em novembro de 2021 que as duas se reencontraram para as gravações do documentário.