Entretenimento



Estrelas da Periferia

"BondCast" dá o papo: conheça o podcast de Sapucaia do Sul

Programa, que é transmitido ao vivo três vezes por semana, pretende revelar talentos locais ainda escondidos

26/03/2024 - 14h51min

Atualizada em: 26/03/2024 - 19h05min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo Pessoal / Reprodução
Rafa, Batata, Alê e Tucca integram a equipe do programa.

No início, Tiago Carvalho, também conhecido como Batata, conduzia entrevistas para o BondCast ao mesmo tempo em que cuidava da técnica de som e vídeo, tudo isso em um quartinho muito pequeno, que só comportava ele e o convidado. 

Hoje, o podcast, que já conta com 176 episódios, possui uma equipe completa, equipamentos profissionais, patrocínios e recebeu diversos convidados importantes. 

Diretamente de Sapucaia do Sul, o programa é transmitido ao vivo nas terças, quartas e quintas-feiras, às 20h30min. 

Origens 

Tudo começou quando Tiago, o MC Batata, lançou a música Bonde de Sapucaia. Era o ano de 2017 e os moradores de Sapucaia do Sul se envolveram com a canção, que logo se tornou popular. Graças a esse sucesso, Batata foi convidado para participar de um programa em uma rádio local, onde gradualmente desenvolveu o gosto por entrevistar. 

Em 2019, ele começou seu próprio programa, chamado Bonde de Sapucaia, feito em um estúdio alugado. No final de 2020, comprou paletes de madeira e uma mesa de som e, em um quartinho que anteriormente pertencia aos seus filhos, montou seu estúdio. Foi ali que, mesmo com limitações de espaço e de equipamentos, ele encontrou uma nova paixão: 

— Eu descobri um amor pela comunicação, a entrevista, a troca de ideias. Pretendo no futuro fazer um curso superior de Jornalismo. 

A equipe

Atualmente, a equipe do Bondcast conta com mais três colaboradores: Tucca, Rafa e Alessandra. 

Alessandra é publicitária e dirige os programas.   

— Ela tem a visão ampla de cada episódio, cada convidado. Ela quem dá o “ok” para iniciar e encerrar cada live — afirma Tiago. 

Reforçando a apresentação, Rafa Saraiva interage com os convidados durante os episódios, e nos bastidores fecha conexões e parcerias, trazendo maior visibilidade ao Bondcast. 

— Ele é oriundo das batalhas de rap, tem uma história gigante no meio, com experiência em produção artística e tempo de estrada — Tiago ressalta. 

Lucas, ou Tucca, é quem opera a câmera da transmissão ao vivo, desempenhando um papel crucial na produção de conteúdo ao garantir que as imagens sejam capturadas com qualidade, bem enquadradas e transmitidas sem problemas. Além disso, alguns conteúdos publicados nas redes sociais do podcast são obras dele. 

Batata afirma que o trabalho de Tucca é fundamental para a experiência de quem está consumindo, ou seja, o espectador.

De tudo um pouco

Inicialmente focado na cultura do hip-hop, devido à origem de Batata nesse meio, o podcast expandiu seus horizontes. Diversos convidados, incluindo cantores, MCs, tatuadores, professores, atletas, influenciadores, líderes religiosos e políticos, já participaram do BondCast. 

Todos nós temos histórias para contar

TIAGO CARVALHO

Apresentador do podcast

— Todos nós temos histórias para contar: eu, tu, eles, elas. A importância é aproximar e contar essas histórias, não por mim, mas pela boca delas próprias. Nosso objetivo é esse, trazer histórias e entretenimento! Saudável, cômico, emocionante e até mesmo polêmico de alguma forma — conta Tiago.

Apesar das rivalidades entre torcedores, os apresentadores do programa — um torcedor do Inter e outro do Grêmio — se unem para trazer convidados relacionados aos dois times. Alguns dos episódios mais populares foram com líderes de duas torcidas organizadas. Além disso, o podcast recebeu figuras importantes do futebol gaúcho, como o goleiro Mazaropi, ídolo tricolor dos anos 1980. 

Na cozinha

Outro convidado de destaque foi o confeiteiro Alex, também de Sapucaia do Sul, que se tornou famoso nacionalmente devido à sua simpatia. Com quase 1 milhão de seguidores em uma rede social, Alex compartilha sua rotina na cozinha, criando bolos, tortas e doces lindos, sempre com muita simpatia e humildade. 

O BondCast já adiantou que vai trazer muitos convidados interessantes, parcerias e novos conteúdos nas redes sociais. Batata diz que acredita que a cidade possui muitos talentos escondidos, e sua equipe está determinada a revelá-los.  

Eles estão, atualmente, trabalhando em um projeto social e cultural para crianças, adolescentes e adultos, que tem como objetivo procurar e promover estes talentos locais. 

Enquanto isso, episódios completos, cortes e outros conteúdos estão disponíveis nas redes sociais do BondCast, alcançando milhares de visualizações. 

— Viemos da periferia, viemos de baixo, e sabemos que ainda há muito trabalho pela frente para nos tornarmos um dos podcasts mais influentes do Rio Grande do Sul e, quem sabe, do Brasil — declara Tiago, orgulhoso. 

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para camila.mendes@diariogaucho.com.br

Para falar com o artista, ligue para (51) 99846-8900

*Produção: Camila Mendes


MAIS SOBRE

Últimas Notícias