DELAS
Especialista ensina o passo a passo do cuidado com a pele do rosto
Colunista Giordana Cunha escreve sobre o universo feminino todas as quintas-feiras
Todos os tipos de pele precisam de cuidado. Nos últimos meses, as redes sociais só falaram sobre o famoso “skincare”. São diversos produtos lançados e indicados por influenciadoras. Mas, afinal, o que realmente funciona e é adequado? A oferta é enorme e, muitas vezes, compra-se o desnecessário e incorreto.
Para te auxiliar nessa, a coluna Delas conversou com a especialista em estética avançada Renata Neves e te deixa por dentro do assunto.
O que é
O termo “skincare” significa “cuidados com a pele”. São tratamentos diários que têm como objetivo manter a pele do rosto saudável. Pode ser diurno, noturno ou em ambos turnos.
– Esses cuidados auxiliam muito no rejuvenescimento, diminuição da oleosidade, ressecamento e manchas, entre outras desordens. O tratamento vai depender da necessidade – explica Renata.
Porém, ela ressalta a importância da ingestão de água na quantidade necessária e ter alimentação e mente saudáveis para obter sucesso no tratamento, porque esses fatores também influenciam.
Tipos de pele
Um dos primeiros passos para iniciar o processo é identificar o seu tipo de pele, para entender melhor qual a necessidade dela.
/// Oleosa: possui uma produção de sebo maior, dando o aspecto de “brilho”. Tem maior tendência a acne e cravos, além de ter os poros dilatados.
/// Seca: possui maior perda de água, com mais propensão a descamação e vermelhidão. Os poros são poucos visíveis devido a pouca oleosidade.
/// Mista: possui poros dilatados e uma região mais oleosa na zona “T” (testa, nariz e queixo), tendo mais propensão a acne e cravos. As extremidades do rosto são mais ressecadas.
As três etapas
/// Limpeza: Etapa de extrema importância, pois é nela que evita-se o acúmulo de resíduos, oleosidade, poluentes – fatores que obstruem os poros, o que favorece o aparecimento de acnes, cravos e colabora para o envelhecimento.
/// Hidratação: Parte necessária para manter a pele protegida de agentes externos e não correr o risco da pele ficar desidratada.
– Peles oleosas também precisam de hidratação. Para não ficar com aspecto “brilhoso”, opte por cremes específicos para este tipo de pele – alerta a especialista.
/// Proteção solar: A radiação solar faz muito mal para a pele. Esta proteção é importante para evitar doenças, como o câncer, além de desacelerar o envelhecimento.
Erros comuns
/// Não tirar a maquiagem antes de dormir.
/// Não usar protetor solar diariamente ou apenas em dias ensolarados. Além de não repassar o produto ao longo do dia.