DELAS
Conheça Fernanda Postal, a gaúcha que desenha acessórios femininos para uma marca internacional
Colunista Giordana Cunha escreve sobre o universo feminino todas as quintas-feiras
Sonhar grande e alto sempre foi – e continua sendo – costumeiro para a gaúcha Fernanda Postal. Nascida em um município pequeno, com pouco mais de 25 mil habitantes segundo o Censo 2022, a ambiciosa guaporense nunca acreditou que as fronteiras da cidade, do país e do mundo fossem empecilho para “mostrar a que veio”.
Aos 17 anos, mudou-se para Porto Alegre para estudar e dar o pontapé em sua trajetória profissional. Iniciou a faculdade de Economia, mas seu grande amor mesmo era o universo da moda. Decidiu, então, também se qualificar na área. Pela manhã, números. À noite, desenhos. Um pouco antes de concluir as graduações, em 2019, abriu uma marca de moda praia, a Fepps. Lançou três coleções e estava realizada.
— Gostava muito. Ali, eu realmente conseguia misturar o que eu sabia de Economia, na parte mais administrativa, com as etapas da criação do design — conta.
Ela queria mais. Descendente de italianos, Fernanda foi viver a cultura do país de seus antepassados. Lá foi ela viver em Milão para fazer um mestrado na área do Design de Moda.
De estagiária a designer
Em 2021, durante o segundo ano do mestrado, conquistou uma vaga de estágio na Puma. Com sede em Herzogenaurach, na Alemanha, a gaúcha se mudou para lá.
— Estava cheia de malas, quando desci na parada de ônibus só via um gramado e alguns prédios... Fiquei pensando: “O que eu estou fazendo aqui?” — conta, entre risadas.
Começou desenvolvendo modelos de mochilas. Gostou do aprendizado que teve durante o período que estagiou na empresa e quis crescer lá dentro. O destino – ou seria o resultado da dedicação que ela teve? – deu um empurrãozinho nesta parte do caminho. Uma vaga na linha de acessórios femininos foi aberta – justamente a área que Fernanda almejava trabalhar.
Hoje, a guria que saiu do Interior desenvolve acessórios femininos para uma marca renomada e que são vendidos no mundo inteiro. A arte de Fernanda ganha “vida” e, ao compor looks mundo afora, passa a ser, também, um meio de expressão de personalidade para quem usa.
Ela é responsável por desenhar desde o modelo mais simples de bolsa até coleções exclusivas com outras marcas, como Swarovski. O rapper norte-americano A$AP Rocky já usou produtos feitos por ela.
Inspiração
Para uma mente criativa, tudo inspira. A designer conta que, antes dela entrar em ação, recebe informações que servem como uma espécie de direcionamento, tais como quantidade de acessórios femininos a serem lançados, o estilo de cada peça (bolsa pequena, mochila etc) e o tema da coleção.
– Essa bolsa, por exemplo, é inspirada no estilo motorsport (carro esportivo, em tradução livre). O fecho é como se fosse a trava de um cinto de segurança. Às vezes as pessoas olham e não pegam a referência, mas sempre tem – conta.