Entretenimento



Estrelas da Periferia

"Estamos em uma fase de abertura e experimentação" explica Lucas, da Hematita, sobre novo lançamento

Duo de rock alternativo de São Leopoldo lançou o EP "Etéreo", que explora os quatro elementos: terra, água, ar e fogo

02/12/2025 - 09h55min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Criada em São Leopoldo durante a pandemia de covid-19, a banda Hematita lançou no final de outubro seu novo EP, Etéreo. Em atividade desde 2020, a dupla independente de rock alternativo é formada por Lucas Cardoso e Edu Schultz.

Resultado de um período de transição, o EP tem como eixo os quatro elementos — terra, fogo, água e ar — que batizam quatro das cinco faixas do projeto. Segundo Lucas Cardoso, a escolha desses pilares simbólicos também expressa a busca do grupo por equilíbrio.

— Muito de algo bom também pode te fazer mal — afirma o músico. — Estamos vivendo uma fase de abertura e experimentação, e essas músicas refletem exatamente isso: a vontade de nos reinventar sem perder o que nos une como banda.

Com 15 minutos de duração, o trabalho reúne uma fusão de gêneros e carrega sensações associadas aos próprios elementos, como leveza, introspecção, purificação e ancestralidade. Etéreo já está disponível nas principais plataformas de áudio.

— Existem faixas para todos os gostos — destaca Edu. — Cada ouvinte vai se conectar com uma vibração. Temos certeza disso.

A estrada até agora

Responsáveis pelas guitarras e pelos vocais da Hematita, Lucas e Edu deram início ao projeto movidos pelo desejo de usar a arte como um meio de transmitir mensagens positivas em meio às angústias da pandemia. Em abril de 2021, apresentaram ao público seu primeiro EP autoral, intitulado Chama Violeta.

No ano seguinte, promoveram um show de lançamento beneficente com o intuito de auxiliar famílias atingidas por enchentes.

A partir de Chama Violeta, a banda passou a aprofundar a temática da espiritualidade, tema que se tornou mais evidente nos singles Prece (2021), Cada Um, Cada Fé (2023) e Seu Zé (2023). No início deste ano, os músicos vivenciaram um novo ápice com o lançamento de Universo (2025).

Olhando para a trajetória, Lucas afirma sentir orgulho do caminho percorrido ao lado do parceiro. Para ele, Etéreo marca uma nova fase e oferece uma roupagem renovada ao som da Hematita.

— Ao longo do tempo, lançamos músicas diferentes, mas fazer isso em um trabalho fechado foi algo novo — observa. — Fazer com que estilos como rock, brasilidade e reggae fossem coesos entre si, tanto na mensagem quanto no instrumental, foi bem desafiador.

Novas parcerias e realizações

Com Etéreo, Lucas e Edu exploraram novas produções e, com o apoio de um financiamento coletivo, investiram em uma gravação mais robusta. Segundo Edu, além da experiência em um novo estúdio com o amigo e produtor Kevin Sasso, o EP se destaca pelas parcerias inéditas e pelas novas sonoridades.

— Um dos acontecimentos mais marcantes desse novo EP foi a produção e mixagem do Pedro Lobo, baixista da banda BRAZA — comenta. — Uma banda muito consolidada e que, com certeza, sempre nos inspirou.

Lobo assinou a intro do EP, produziu as faixas Terra e Ar e gravou as linhas de baixo de ambas. Tales Cazarotto, por sua vez, colaborou pela segunda vez com a Hematita, assumindo a bateria de todas as músicas. Já Rafael Saccol participou do primeiro feat da banda, na faixa Terra, que abre o projeto.

— Nosso maior objetivo com esse novo trabalho, é fazer com que as pessoas tirem um tempo para olhar para si — elabora Edu. — Queremos que as pessoas tenham esse momento de conexão com o seu Eu interior, com a sua espiritualidade e também com os quatro elementos. Do seu jeito. Sem dogmas.

Produção: Juliana Farinati

Aqui, o espaço é todo seu!

/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br.

/// Entre em contato com os artistas pelo telefone (51) 99377-3566 e siga a banda no Instagram: @hematita_oficial.

Últimas Notícias