Olá



Ops

Quem sabe faz ao vivo!

Relembre alguns imprevistos e acidentes mais famosos da televisão

28/04/2013 - 14h01min

Atualizada em: 28/04/2013 - 14h01min


Todo mundo assustou-se ao ver, ao vivo, Ana Maria Braga ser atropelada por um carro no programa Mais Você, na segunda-feira passada. A apresentadora deu um show de profissionalismo ao voltar após o intervalo, mesmo machucada, para mostrar que estava bem.

Acidentes e imprevistos acontecem com qualquer um, em qualquer situação. Mas, quando eles são ao vivo, fica bem mais difícil de lidar! Conversamos com alguns comunicadores que viveram saias justas na tevê - algumas somam milhões de acessos na internet -, e eles dão a sua versão dos fatos. Pode rir à vontade!

O termômetro marcava 37ºC, mas a sensação térmica ultrapassava os 40ºC. Numa tarde abafada de fevereiro de 2010, o ex-jogador e comentarista Batista desmaiou ao vivo, durante um boletim para a TVCOM, antes da partida Grêmio x São Luiz de Ijuí. O narrador e chefe de esportes da RBS TV e da TVCOM, Gustavo Manhago, era o companheiro de Batista naquele dia:

- Batista deu uma bufada e revirou os olhinhos. Nisso, despencou no chão. A minha primeira reação foi tentar acudir, tanto que nem olhei para a câmera. E nem segui falando. Eu larguei tudo e fui ajudá-lo.

Depois do atendimento ao ex-jogador, que sentira uma queda de pressão devido ao calor, a transmissão continuou normalmente para o canal por assinatura Premiere FC, com Gustavo sozinho em frente às câmeras e Batista fazendo seus comentários, mas sem aparecer. O episódio gerou até uma expressão, dita em dias muito quentes: "Está um calor de desmaiar Batista".

Momento chocante

O choque de Lasier Martins, na Festa da Uva de 1996, é lembrado até hoje como um dos momentos mais marcantes do Jornal do Almoço. Quem estava na bancada, apresentando o programa, era Cristina Ranzolin.

- Quando aconteceu aquilo, a câmera voltou para mim, e eu não imaginava o que estava acontecendo. Parecia que um bicho tinha picado o Lasier! Chamei o intervalo, pois não tinha como seguir o programa como se nada tivesse ocorrido, e também não podia dar explicações sobre algo que não sabia - relembra a apresentadora.

No intervalo, Cristina, bastante preocupada, foi informada sobre o choque, e, na volta do bloco, explicou a situação aos telespectadores. Lasier, ao segurar um cacho de uvas do estande, energizado, acidentalmente, levou um choque de 220 volts, e, com o tombo, teve uma costela fraturada.

- Quem faz programa ao vivo tem de estar preparado para tudo. Esta semana, por exemplo, o meu ponto eletrônico caiu para dentro do vestido, e fui me revirando e ajeitando, sem que ninguém percebesse. Segurei no joelho e disfarcei! - conta Cristina.

Com coragem

Atropelada ao vivo no Mais Você de segunda-feira passada, Ana Maria Braga teve presença de espírito logo após o acidente para chamar os comerciais e, depois, explicar ao público que, apesar dos cortes e arranhões, estava bem. Ficou um dia só de molho em casa, recuperando-se dos cinco pontos que levou no lábio inferior. Na quarta-feira, estava de volta ao programa.

Com a cancha de quem faz programa ao vivo há muitos anos, Ana Maria sabe que não é fácil, mas lida bem com situações como esta.

- Não são os fatos que nos atingem, e, sim, a nossa forma de enfrentá-los. Foi um grande susto, mas eu acho que é esse mesmo o sabor de um programa ao vivo. O próprio Faustão diz que "quem sabe faz ao vivo". Não é a questão de saber, é a questão de ter vontade de fazer, ter amor naquilo que a gente faz aqui. E tudo pode acontecer. Por ser ao vivo, vocês, em casa, participam de coisas que, às vezes, no (programa) gravado, você não vê - justificou a loira no Mais Você.

Mostra de novo

- Sorte que não tinha youtube naquela época! - ri Tulio Milman ao relembrar um grande mico que pagou na tevê.

Uns dez anos atrás, no comando do Estúdio 36, na TVCOM, ele foi ao chão junto com a cadeira em que estava sentado, ao vivo:

- A cadeira quebrou, estava pregada dos lados, mas não resistiu. Eu nem me balançava, ela, simplesmente, quebrou! Me levantei rápido e, como não me machuquei, fui o primeiro a rir. Pedi para mostrar a queda de novo várias vezes durante o programa - comenta o jornalista que, no momento, conversava com o humorista Escova sobre Chico Xavier.

Numa situação como essas, Tulio, que apresenta o Mãos & Mentes, defende que o melhor é agir com transparência e honestidade.

- O erro não causa a estranheza do público, mas, sim, a reação do apresentador diante do episódio - defende.

Pisão da ovelha

A apresentadora do Bom Dia Rio Grande, Carla Fachim, passou por um aperto durante a Expointer, em 2009. Em uma entrada ao vivo, ela mostrava os animais vencedores da exposição, quando uma ovelha pisou em seu pé.

- Ela pisou em cima da unha do meu dedão esquerdo! O casco era pontiagudo, senti uma dor horrível, como se fosse um choque. Fiquei com uma cara estranha, mas consegui tirar o pé e seguir o barco - relata a bela.

O pisão foi tão feio que Carla perdeu a unha! Hoje, ela relembra a história com bom humor:

- Passei o verão inteiro sem a unha do pé! Cada vez que eu olhava, lembrava da ovelha! Quem faz programa ao vivo sabe do risco a que está exposto. Por isso, não consegui rir da situação da Ana Maria Braga.

HISTÓRIAS PARA VER NO YOUTUBE

No youtube.com, há dezenas de vídeos que mostram mancadas ao vivo. É só jogar na busca "micos da tevê" que eles aparecem. Abaixo, selecionamos alguns dos mais divertidos para você conferir.

- Glória Maria apresentava o Fantástico quando um brinco enorme caiu no decote do seu vestido. Imediatamente, ela levou a mão ao seio, para tentar segurar a joia.

- No jornal que tinha o seu nome no portal Terra, Lillian Wite Fibe teve uma crise de riso ao noticiar que um senhor confundiu cápsulas de ecstasy com comprimidos de Viagra.

- Recentemente, Patrícia Poeta e William Bonner perderam o rebolado devido a um erro técnico na hora de mostrar as chamadas do Jornal Nacional.

- Zeca Camargo despede-se do público do Fantástico, mas sua voz tinha sido cortada, enquanto subiam as letrinhas...

- Em cima de um caminhão, o repórter Tino Marcos desabou junto com o público quando a estrutura em que eles estavam foi ao chão.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias