Liga dos Fanáticos
Mobilização e estudos para receber os estrangeiros na Capital
Guardas municipais, taxistas e garçons, entre outros, se preparam para o grande evento de 2014
Hoje, a exato um ano da Copa, eles ainda estão nos preparativos para receber os turistas que tomarão as ruas de Porto Alegre. Mas espere para ver no dia 12 de junho de 2014: guardas municipais, taxistas, brigadianos e garçons, para citar só alguns, deverão estar prontos para receber os estrangeiros que virão ver a nossa Copa. O Diário Gaúcho foi conferir como anda a mobilização e os estudos de todos para que o maior evento da história da Capital deixe somente boas impressões com os gringos - e que não os deixe perdidos na nossa Capital, claro.
A guarda em inglês
Em meio à aula com cerca de dez guardas municipais, no Centro da Capital, Paulo Roberto Silveira Santos, 32 anos, conta que já aplicou as lições aprendidas. Paulo, integrante do Grupamento Especial Motorizado (Gem) da Guarda, atua no monitoramento de parques e praças da Capital e já conseguiu auxiliar turistas no último fim de semana, com a presença das seleções de Brasil e França por aqui.
O curso frequentado por ele e por colegas é promovido pela Escola de Gestão Pública da Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Yes! Inglês e Espanhol. Concentra-se na conversação, para que os guardas consigam a melhor comunicação com os turistas.
Todos ganham com os cursos
- O cara perguntou, em inglês onde havia ponto de táxi. Demos, eu e um colega, a informação, em inglês também - conta Paulo, morador do Bairro Jardim Protásio Alves, orgulhoso.
Ao final do curso, em dezembro, Paulo pretende seguir estudando o idioma:
- Melhorou bastante meu inglês. Quero fazer o módulo avançado, seguir estudando, é muito importante - diz o guarda municipal.
Mas a satisfação não é só dos alunos. O resultado emociona os mestres:
- Dou aula há sete anos. É muito legal ensinar alunos mais velhos, interessados em aprender. É gratificante - comemora o professor Pablo Oliveira.
Motorista vira taxi driver
No Terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho, havia ontem misto de alegria e ansiedade entre os taxistas. Alegria pela aula que os qualifica a receber os turistas na Copa. Ansiedade pelo fato de a neblina ter, de novo, fechado o tráfego aéreo:
- O aeroporto só reabriu ao meio-dia. Estávamos parados - relatou um motorista.
O taxista Giovani Borges, 51 anos, 22 deles no aeroporto, já rodou um bocado com gringos em seu taxi. No início dos anos 2000, fez cursos de inglês para o Fórum Social Mundial. Mesmo com essa bagagem, agarrou a nova oportunidade:
- Aprendemos muito, é fundamental para trabalhar nesses eventos - salienta.
Giovani relata que o turista chega com roteiro pronto:
- Trazem em papel o hotel em que se hospedarão. Muitas vezes, não conversam muito. O americano, então, é fechado.
Taxistas são porta de entrada
O curso é parceria da Secretaria de Turismo da Capital, do Senat e do Governo Federal. As aulas se iniciaram em março e durarão 12 meses. Serão 160 horas em que a direção dará lugar ao inglês. A professora Gabriela Brugalli Müller comanda a turma de 15 alunos:
- Trabalhamos o dia a dia deles com os passageiros com quatro habilidades: escrita, leitura, ouvir e falar. A experiência é transformadora.
Outros cursos
Capacitação de 200 servidores públicos em língua inglesa, em nível básico, com foco nos serviços prestados pela prefeitua ao cidadão e turista. Curso iniciado em março, vai até dezembro de 2013.
Entre 2011 e 2012, 152 servidores foram capacitados pela Escola de Gestão da Prefeitura (EGP).
Neste ano, a EGP promove ciclo de palestras Para Bem Receber é Preciso Conhecer, para difusão das diferentes culturas.
Taxistas: a EPTC está capacitando 600 profissionais, sendo 300 em inglês e 300 em espanhol.
Entre garçons, camareiras e porteiros, 213 receberam aulas em ações do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia desde 2009.
Corpo de Bombeiros: hoje, 20 integrantes serão capacitados pelo programa, com início às 9h.
Brigada Militar: amanhã, serão qualificados 15 PMs, na sede do Comando Geral.