Copa do Mundo 2014
Vila Tronco, na Capital, ganha as cores do Brasil
Uma das regiões da Capital que mais sofreram intervenções justificadas pela vinda da Copa entrou no clima do evento. A Vila Tronco, na Grande Cruzeiro, em Porto Alegre, se pintou com as cores da Seleção Brasileira e dos países que passarão pelo Estado
É sobre o tom acinzentado dos muros de concreto, do asfalto e dos restos das casas destruídas para a ampliação da Avenida Tronco que dezenas de crianças e adolescentes dão novas cores à Vila Tronco, na Grande Cruzeiro, em Porto Alegre.
Iniciada pelos integrantes do Instituto de Integração Social, a ação foi abraçada também pela Associação dos Moradores e Amigos da Vila Tronco Neves e Arredores (Amavtron).
Ao longo da Avenida Moab Caldas, as homenagens à Seleção Brasileira e ao Mundial se multiplicam. Imagens do mascote Fuleco e mensagens de apoio aos jogadores estão sendo pintadas pelas próprias crianças no horário inverso ao da escola.
- No ano passado, as remoções dos moradores causaram revolta. Mas agora é hora de dar nova identidade à comunidade. Vamos começar colorindo e enchendo de alegria a Cruzeiro - explica o secretário-geral do Instituto, Michael Santos.
"Quero fazer bonito"
Contagiados pela movimentação da instituição vizinha, integrantes da Amavtron também decidiram mudar a paisagem na Avenida Caixa Econômica, em frente à Associação. Um trecho da via foi fechado para a gurizada liberar a imaginação. Surgiu até uma tabela da primeira fase da Copa na Capital, com as bandeiras dos países desenhadas e pintadas no asfalto por crianças e adolescentes. A do Brasil, é claro, ganhou o maior espaço.
- É um trabalho educativo e serve também para apresentar os talentos da nossa comunidade. Temos grandes desenhistas e pintores entre os moradores - salientou o líder comunitário Luciano Cardoso, da Amavtron.
Ontem, enquanto moradores pregavam bandeiras entre os postes da avenida, o estudante Fabrício da Silva Machado, 15 anos, se esmerava para finalizar a pintura da logomarca da Copa 2014.