3 a 0
Grêmio cresce no segundo tempo e goleia o Santos na Vila Belmiro
Tricolor fez 3 a 0 e foi a 31 pontos no Brasileirão
O Grêmio segue irresistível no Brasileirão. Depois de golear Cruzeiro e Goiás nas últimas rodadas, a vítima da vez foi o Santos que, neste sábado (21), foi batido por 3 a 0 na Vila Belmiro. Depois de um primeiro tempo de muita pressão e intensidade dos donos da casa, o Tricolor construiu o placar com gols de Luan — escolhido para iniciar no lugar do lesionado Jean Pyerre —, Pepê e Everton. Trata-se da terceira vitória consecutiva da equipe gremista, que também completou seis jogos de invencibilidade no campeonato, atingindo agora o sétimo lugar na tabela de classificação, com 31 pontos.
Os mandantes partiram para cima desde o começo do jogo. Logo aos 30 segundos, por exemplo, uma troca rápida de passes terminou com Sasha batendo contra o gol gremista. A intensidade era tanta que até o lateral Victor Ferraz apareceu de surpresa na área, cabeceando fraco nas mãos de Paulo Victor. Aos 15, o maior susto, com o goleiro tendo de trabalhar dobrado. Primeiro, espalmando chute forte de fora da área do volante Pituca. No rebote, segurou firme quando Soteldo aproveitou furada em bola de Galhardo.
O escape tricolor, como de costume, era buscar Everton pelo lado esquerdo. Entretanto, pressionado, o time gaúcho tinha dificuldades em trocar mais de dois passes em sequência. A reação só começou nos minutos finais, quando a correria santista diminuiu. Aos 42, Cortez cruzou para Everton, que cabeceou para fora. Minutos depois, uma cobrança de falta lateral gerou bate-rebate na área dos anfitriões, com a bola caindo nos pés de Michel. Mas o volante finalizou sem força, desperdiçando a chance de abrir o marcador antes do intervalo.
Na volta do vestiário, Cortez deu lugar a Juninho Capixaba. Coincidência ou não, o Grêmio melhorou. Aos seis, Everton quase balançou as redes em contra-ataque. Mas, apenas três minutos depois, Luan conseguiu concluir a missão. Justo ele. Em falta frontal, Galhardo acertou a barreira santista, mas a bola encontrou o camisa 7, que não perdoou: 1 a 0.
O gol fez o Santos se abrir completamente, protagonizando ataques de lado a lado. Enquanto Sampaoli lançava mão do centroavante Uribe, Renato sacava Tardelli para colocar Thaciano.
Ao Tricolor, coube buscar contragolpes para tentar ampliar a vantagem. E, depois de desperdiçar algumas chances, Pepê — que entrou no lugar de Luan — tabelou com Everton e completou para o fundo das redes.
Minutos depois, o próprio Cebolinha aproveitaria para dar números finais ao confronto: 3 a 0. Vitória importante, que faz a equipe subir uma posição na tabela e seguir embalada visando ao duelo com o Flamengo, pela Libertadores.
BRASILEIRÃO — 20ª RODADA — 21/9/2019
SANTOS (0)
Everson; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe (Felipe Jonatan, 21'/2º) e Jorge; Diego Pituca, Alison, Carlos Sánchez (Lucas Venuto, 31'/2º) e Soteldo; Eduardo Sasha e Marinho (Uribe, 19'/2º)
Técnico: Jorge Sampaoli
GRÊMIO (3)
Paulo Victor; Galhardo, David Braz, Kannemann e Cortez (Juninho Capixaba, Int.); Michel e Matheus Henrique; Alisson, Luan (Pepê, 31'/2º) e Everton; Diego Tardelli A (Thaciano, 21'/2º).
Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Luan, aos nove, Pepê, aos 41, e Everton, aos 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Diego Tardelli, Michel e Everton (G); Soteldo (S)
Arbitragem: Paulo Roberto Alves Junior, auxiliado por Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta. VAR: Adriano Milczvksi (quarteto paranaense).
Renda: R$ 476.877
Público: 10.898 torcedores
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
PRÓXIMO JOGO — BRASILEIRÃO
26/9/2019, QUINTA-FEIRA, 20H
GRÊMIO X AVAÍ