Na Arena Pantanal
Com estreia e protagonismo de Braithwaite, Grêmio vence o Cuiabá e se afasta do Z-4 do Brasileirão
Atacante dinamarquês fez dois gols, participou de outro e ainda marcou contra para os mandantes. Tricolor volta a campo na terça-feira, contra o Fluminense, pelas oitavas da Libertadores
Na véspera de iniciar a disputa da Libertadores, o Grêmio conquistou mais três pontos no Brasileirão. O estreante da noite, Braithwaite, foi o personagem da partida deste sábado (10) na Arena Pantanal. A vitória por 3 a 1 sobre o Cuiabá teve sotaque dinamarquês. O centroavante marcou dois gols, fez um contra e também participou do gol de Gustavo Nunes nos 84 minutos que esteve em campo. Sem risco de voltar ao Z-4 na 22ª rodada, o Tricolor se mobiliza para a partida de terça-feira (13) contra o Fluminense.
A grande atração do Grêmio para o jogo foi a estreia do dinamarquês Martin Braithwaite. O atacante foi escalado entre os 11 iniciais, com Gustavo Nunes, Monsalve e Edenilson como parceiros do setor ofensivo. Caíque foi o titular do gol, com a linha de quatro defensores formada por João Pedro, Gustavo Martins, Natã e Fabio improvisado como lateral-esquerdo. Pepê e Villasanti foram os volantes escolhidos por Renato Portaluppi.
Enquanto o Grêmio ainda tentava se encontrar em campo, Caíque deu um susto nos gremistas. O goleiro errou ao tentar o domínio de um passe dado por Gustavo Martins e só conseguiu se recuperar com a bola quase cruzando a linha do gol, aos 12 minutos da partida. A desatenção rendeu uma bronca de Renato.
Mesmo com um time alternativo e com o Cuiabá com mais posse de bola, o Tricolor se mostrava perigoso quando conseguia encaixar seus contra-ataques. O primeiro lance aconteceu depois que um chutão do campo de defesa encontrou Braithwaite, que tocou para Edenilson. Walter defendeu o chute.
Aos 23, o lance quase se repetiu. O centroavante encontrou um passe para Edenilson e apareceu como opção para finalizar. Walter e a trave salvaram o Cuiabá, mas Gustavinho aproveitou o rebote sem goleiro e abriu o placar.
Sem muita pressão do adversário, o Grêmio administrou com tranquilidade o resultado até o fim do primeiro tempo. O que rendeu a análise de Braithwaite na entrevista ao fim da primeira etapa.
— Estou muito feliz. O primeiro tempo foi bom, mas temos de melhorar algumas coisas, como ter mais posse de bola — comentou o estreante.
Segundo tempo
Com dores na costela, Fabio deu lugar a Zé Guilherme na volta do Grêmio para o segundo tempo. Tudo ia bem para o Grêmio até uma falha defensiva. Após cobrança de escanteio, a bola bateu nas costas de Braithwaite e o Cuiabá empatou aos seis. O gol animou os donos da casa.
Pouco depois, Derik Lacerda, que entrou durante o segundo tempo, driblou Natã e chutou rasteiro. Caíque conseguiu salvar.
Foi aí que o talento dos reforços do Grêmio desequilibrou o duelo. Monsalve fez uma jogada incrível pelo lado esquerdo. O colombiano deixou quatro marcadores para trás e tocou para Braithwaite completar para o gol aos 18 minutos.
Preocupado em manter o fôlego do time, Renato fez duas trocas. Sacou Edenilson e Monsalve para as entradas de Dodi e Cristaldo. Com o jogo se encaminhando para o final, o Grêmio ampliou. E em mais um golaço. Braithwaite recebeu cruzamento da direita e cabeceou. Walter defendeu, mas o camisa 22 gremista acertou um chute lindo de perna esquerda para marcar novamente e garantir a vitória. Ronald e Aravana, nos lugares de Pepê e Braithwaite, entraram nos minutos finais da partida.
Com boa parte dos titulares preservados, o Grêmio começa nesta semana a disputa das oitavas de final da Libertadores. Uma chance de apagar as lembranças ruins da eliminação contra o Corinthians na Copa do Brasil.
Brasileirão – 22ª rodada – 10/8/2024
Cuiabá (1)
Walter; Marllon, Bruno Alves (Clayson, 26'/2ºT), Alan Empereur ; Matheus Alexandre, Lucas Mineiro, Fernando Sobral (Derik Lacerda, 13'/2ºT), Max (Eliel, 37'/2ºT) e Juan Tavares (Railan, 26'/2ºT); André Luís (Lucas Fernandes, 13'/2ºT) e Isidro Pitta. Técnico: Petit.
Grêmio (3)
Caíque; João Pedro, Gustavo Martins, Natã e Fabio (Zé Guilherme, INT); Pepê (Ronald, 42'/2ºT), Villasanti, Edenilson (Dodi, 28'/2ºT), Monsalve (Cristaldo, 28'/2ºT) e Gustavo Nunes; Braithwaite (Aravena, 44'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi.
- GOLS: Gustavo Nunes (G), aos 23min do 1º tempo; Braithwaite (C, contra), aos 6min, e Braithwaite (G) aos 18min e aos 40min do 2º tempo.
- CARTÕES AMARELOS: Matheus Alexandre (C); Caíque e Edenilson (G).
- ARBITRAGEM: Bruno Vasconselos, auxiliado por Luanderson dos Santos e Alessandro de Matos (trio baiano). VAR: Rafael Traci (SC).
- PÚBLICO: 9.853 (7.601 pagantes).
- RENDA: R$ 583.074.
- LOCAL: Arena Pantanal, em Cuiabá.
Próximo jogo
Terça-feira, 13/8 – 19h
Grêmio x Fluminense
Estádio Couto Pereira – Libertadores (oitavas de final)