Pelo Brasileirão
Grêmio sofre com falhas individuais e perde para o Corinthians em Itaquera
Com erros de Tiago Volpi e Dodi, Tricolor é derrotado por 2 a 0 e permanece na 11ª posição

Mais uma vez, o Grêmio deixou a oportunidade escapar pelos dedos no Brasileirão. Na Arena Corinthians, o Tricolor foi derrotado por 2 a 0 pela equipe paulista na tarde deste domingo (2). Gustavo Henrique e Memphis marcaram os gols da tarde.
O confronto era a chance ideal de bater um adversário direto para entrar na briga por uma das vagas à Libertadores via Brasileirão. Porém, o final de semana terminou com o adversário mais perto do objetivo. Em 11º lugar, com 39 pontos, o único caminho para a América que se desenha para a equipe de Mano Menezes, cada vez fica mais claro, será apenas a Copa Sul-Americana.
A ideia de manutenção da escalação da vitória sobre o Juventude não se confirmou para a partida em São Paulo. Kannemann ficou como opção no banco de reservas, com Wagner Leonardo ao lado de Noriega na linha defensiva. Apesar da dúvida levada até o anúncio da escalação, João Lucas seguiu como lateral pelo lado direito.
O primeiro tempo na casa da equipe paulista foi de um jogo franco, com muito espaço sendo explorado pelas duas equipes. O Corinthians era perigoso quando tinha a bola, mas dava espaço para o Grêmio contra-atacar com a velocidade de Amuzu.
Mais organizado nas suas investidas, o dono da casa chegou primeiro ao gol. Aos 15 minutos, Tiago Volpi fez uma defesa de vinheta de programa esportivo. Garro levantou a bola na medida para Yuri Alberto cabecear. A finalização exigiu uma intervenção de puro reflexo do goleiro gremista para evitar o gol.
Reação que faltou logo na sequência, na cobrança de escanteio. Após levantamento na área gremista, o goleiro demorou a sair e não alcançou a bola. Gustavo Henrique só escorou para abrir o placar em São Paulo.
A busca pelo empate abriu ainda mais a partida. Como era difícil entrar no sistema defensivo com três zagueiros do Corinthians, o Grêmio apostou em chutes de longa distância para tentar igualar o placar.
Marlon, aos 20 minutos, finalizou de fora da área após troca de passes no campo de ataque. Hugo Souza fez a defesa sem dar rebote.
Outra falha de organização defensiva na bola parada quase terminou em um segundo gol do Corinthians. Após Gustavo Henrique cabecear, Arthur evitou que o lance terminasse em vantagem maior do adversário. Amuzu, aos 28, pegou rebote da cobrança de escanteio. O atacante driblou Carrillo e arriscou o chute. Hugo Souza fez grande defesa e evitou o empate gremista.
Depay devolveu o susto. Aos 33, o holandês recebeu na entrada da área do Grêmio e soltou o chute de pé direito. A bola acertou a trave e saiu pela linha de fundo.
O primeiro tempo terminou com reclamação de um pênalti por parte dos jogadores do Corinthians por conta de um toque de mão de Noriega, mas o lance não foi assinalado como falta. Pela repetição da cobrança, Matheuzinho levou cartão amarelo após o apito final da primeira etapa.
Segundo tempo
A conversa com Mano Menezes no vestiário durante o intervalo fez efeito no Grêmio. Mais organizado, o Tricolor passou a ditar o ritmo da partida. O Corinthians se recuou e passou a apostar nos contra-ataques.
A bronca com a arbitragem trocou de lado no início do segundo tempo. Uma entrada de Matheus Bidu em João Lucas irritou os jogadores gremistas. O ala da equipe paulista pisou no tornozelo do lateral, mas levou apenas o cartão amarelo pela dividida.
Arthur puxou contra-ataque e acionou Alysson. O jovem tentou o golaço, mas errou o chute colocado. Após cobrança de escanteio de Marlon, Wagner Leonardo não conseguiu dar direção no cabeceio e perdeu a chance de empatar aos 15 minutos.
Mano tentou deixar o Grêmio mais ofensivo aos 21. Sacou Edenilson e colocou Cristaldo em campo. Pavon substituiu Alysson. Oito minutos depois, Amuzu saiu e Cristian Oliveira foi para o gramado. O fôlego gremista reduziu.
Erro e pênalti
Um erro de Dodi deixou o Corinthians em condições de resolver o jogo. O volante disputou com Memphis, mas tocou com a mão na área e o pênalti foi marcado. O holândeu não deu chances de defesa para Volpi na cobrança, aos 34 minutos.
Cuéllar e André Henrique entraram nos lugares de Dodi e Carlos Vinícius. Nos acréscimos, após cruzamento de Pavon, André Henrique cabeceou e a bola parou no travessão. Mesmo com o rendimento melhor, o Grêmio não conseguiu produzir o suficiente para voltar a Porto Alegre com pontos.
Sem vencer outra vez na Arena Corinthians, o sétimo jogo consecutivo, o sonho de disputar a Libertadores ficou ainda mais distante. Resta a esperança de tentar vencer o Cruzeiro na Arena para recuperar os pontos deixados pelo caminho.
Brasileirão — 31ª rodada — 2/11/2025
Corinthians (2)
Hugo Souza; João Pedro, Gustavo Henrique e Angileri; Matheuzinho, Maycon (Charles, 42'/2ºT), Carrillo (Ryan, 21'/2ºT), Rodrigo Garro (Dieguinho, 42'/2ºT) e Matheus Bidu (Hugo, 42'/2ºT); Memphis Depay e Yuri Alberto (Gui Negão, 32'/2ºT)
Técnico: Dorival Júnior
Grêmio (0)
Tiago Volpi; João Lucas, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi (Cuéllar, 35'/2ºT), Arthur, Alysson (Pavon, 21'/2ºT), Edenilson (Cristaldo, 21'/2ºT) e Amuzu (Cristian Olivera, 29'/2ºT); Carlos Vinícius (André Henrique, 35'/2ºT)
Técnico: Mano Menezes
GOLS: Gustavo Henrique (C) aos 15min do 1º tempo; Memphis Depay (C) aos 34 min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Carrillo, Matheuzinho, Matheus Bidu (C); Noriega e Cuéllar (G)
ARBITRAGEM: Davi Lacerda (ES), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Douglas Pagung (ES). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
PÚBLICO: 42.081(41.703 pagantes)
RENDA: R$3.030.958,40
LOCAL: Arena Corinthians, em São Paulo
Próximo jogo
- Quarta-feira, 5/11 – 20h
- Grêmio x Cruzeiro
- Arena do Grêmio – Brasileirão (32ª rodada)
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.