Grêmio



Em Salvador

Grêmio perde para o Vitória e desperdiça chance de se afastar do Z-4

Tricolor foi derrotado com gol do atacante Renê e segue a três pontos da zona de rebaixamento

07/09/2026 - 22h09min


Marco Souza
Marco Souza
Enviar E-mail

A sina do Grêmio se repete no Brasileirão. Na noite desta segunda-feira (7), em Salvador, o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Vitória. O desperdício nas chances do primeiro tempo e as dificuldades de marcação na segunda etapa custaram caro. 

Principalmente no lance do único gol do jogo, marcado pelo atacante Renê de cabeça após cobrança de escanteio. Sem vencer como visitante, com 26 rodadas disputadas no Brasileirão até agora, o time gaúcho se mantém nas proximidades do Z-4. Com 28 pontos, a equipe gremista está no 15º lugar.

A expectativa antes da partida era a preservação de alguns jogadores importantes, pelo desgaste acumulado dos últimos jogos. Mas Luís Castro conseguiu manter boa parte do time que venceu o último Gre-Nal. Quatro mudanças apenas, três da escalação e uma de posicionamento. 

MáRCIO JOSé/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Renê marcou para o Vitória.

Susto de Weverton

Kannemann deixou o time para o ingresso de Gustavo Martins. Marlon, suspenso, deu lugar a Pedro Gabriel. No ataque, sem Amuzu e Jovane Cabral, Tetê jogou pelo lado direito e Pavon passou para a esquerda. No Vitória, Jair Ventura perdeu 10 jogadores para escalar seu time.

JHONY PINHO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Weverton foi atendido em campo.

Antes do apito inicial, um susto em campo: Weverton desabou no chão. O goleiro passou mal por conta do calor, mas se recuperou após receber atendimento médico. 

No péssimo gramado do Barradão, Grêmio e Vitória fizeram um duelo aberto no primeiro tempo. Muita correria, só que pouca inspiração dos dois ataques para aproveitar chances.

Os donos da casa conseguiram ter mais a posse de bola. Principalmente pelos muitos erros de passe de Villasanti e Noriega. Só que quando a equipe baiana finalizou, o goleiro salvou o Tricolor. Erick, em cobrança de falta, e Renê exigiram boas defesas de Weverton.

A estratégia de Castro também apareceu bem. O contra-ataque se mostrou muito efetivo, com boas investidas. Pavon, aos 11 minutos, e Diego Caito, aos 13, finalizaram com perigo. A segunda, do lateral, só não acabou em gol por conta de excelente intervenção de Lucas Arcanjo.

Carlos Vinícius também arriscou da entrada da área, após passe de Villasanti, mas o goleiro do Vitória buscou a bola no ângulo. Depois, Gustavo Martins salvou o Grêmio aos 29. Após cobrança de falta da intermediária, a bola caiu no pé de Matheuzinho. O zagueiro se atirou de carrinho e conseguiu o desvio para barrar a finalização perigosa. 

Os donos da casa terminaram a primeira etapa com mais volume, mesmo sem converter isso em novas oportunidades de gol.

Segundo tempo

O Grêmio voltou para o segundo tempo com uma mudança. Pedro Gabriel saiu e Caio Paulista entrou em campo. E em dois minutos o lateral levou cartão amarelo por discutir com Erick. 

O clima continuou quente. Caique trombou com Noriega e também acabou advertido pela arbitragem. Os jogadores gremistas pediram a expulsão, por agressão com um soco

Para devolver mais vitalidade ao time, Castro chamou dois jogadores. Nardoni e Danilo Barbosa entraram. Enquanto passava orientação aos comandados, o técnico gremista viu o Vitória abrir o placar aos 17 minutos. Após cobrança de escanteio, Renê subiu entre Wallace e Caio Paulista e cabeceou sem marcação: 1 a 0.

Além das duas mexidas no meio, o Grêmio também trocou no ataque. Enamorado entrou junto a Danilo e Nardoni. Assim, Pavon, Noriega e Villasanti saíram. A última cartada para buscar o empate foi a saída de Carlos Vinícius para o ingresso de Braithwaite

Nos acréscimos, após chutão para o ataque, Gustavo Martins teve a chance de empatar. Mas o zagueiro acertou Arcanjo e o árbitro marcou falta.

Weverton evitou o segundo, no último lance, ao defender chute de Renato Kayzer. Caio Paulista perdeu a bola e quase complicou. O centroavante do Vitória também desperdiçou um passe de Wallace, do Grêmio, em frente ao goleiro.

Ao final, em outra exibição muito abaixo do esperado, a derrota mantém a briga contra o Z-4 como realidade de momento do Grêmio na competição. 

Sem gás para competir em Salvador, o time terá outra chance no sábado para tentar se afastar da briga contra o rebaixamento. O Vasco, na Arena, será o próximo adversário.

BRASILEIRÃO — 26ª RODADA — 7/9/2026

VITÓRIA (1)

Lucas Arcanjo; Mateus Silva, Brítez, Luan Cândido e Jamerson; Zé Vitor, Caíque (Edenílson, 35'/2ºT), Erick (Marinho, 26'/2ºT), Matheuzinho (Pochettino, 35'/2ºT) e Tarzia (Fabri, 35'/2ºT); Renê (Renato Kayzer, 44'/2ºT). Técnico: Jair Ventura

GRÊMIO (0)

Weverton; Diego Caito, Gustavo Martins, Wallace e Pedro Gabriel (Caio Paulista, INT); Noriega (Danilo Barbosa, 23'/2ºT), Villasanti (Nardoni, 23'/2ºT) e Krovinovic; Tetê, Pavon (Enamorado, 23'/2ºT) e Carlos Vinícius (Braithwaite, 32'/2ºT). Técnico: Luís Castro

GOLS: Renê (V), aos 17 minutos do 2º tempo;

CARTÕES AMARELOS: Erick, Caique (V); Pedro Gabriel, Pavon, Caio Paulista, Noriega, Gustavo Martins (G);

ARBITRAGEM: Sávio Pereira Sampaio (DF), auxiliado por Rafael Trombeta (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR). VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP);

PÚBLICO: 8.934;

RENDA: R$ 215.000,00;

LOCAL: Barradão, em Salvador.

PRÓXIMO JOGO

SÁBADO, 12/9 — 16H

GRÊMIO X VASCO

ARENA — BRASILEIRÃO (27ª RODADA)

Tabela do Brasileirão

📩 Receba as principais notícias do Grêmio direto no seu e-mail.  Clique aqui e inscreva-se na newsletter do Tricolor.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias