Brasileirão
Inter entra em campo hoje para quebrar tabus
Colorado entra em campo sem Aránguiz e Luque e é o quinto no Brasileirão
Quando Corinthians e Inter entrarem em campo, hoje, a partir das 19h30min, no Itaquerão, em São Paulo, ambos tentarão quebrar tabus. O time de Mano Menezes quer a primeira vitória dentro da casa nova. O de Abel Braga, voltar para Porto Alegre com três pontos, façanha que ainda não conseguiu no Brasileirão. Foram quatro jogos fora, todos empate.
A retomada do campeonato pós-Copa do Mundo teve reflexos para o Inter. Charles Aránguiz voltou do Mundial com uma lesão no ligamento do joelho direito. Martín Luque, um dos reforços da temporada, também não estará à disposição de Abelão. O nome do argentino não apareceu no Bid. O Inter é quinto colocado, com 16 pontos.
Para vencer fora de casa
O Inter não perdeu fora de casa. Mas também não ganhou. E quem tem pretensão de levantar a taça do Brasileirão, precisa pontuar longe do Beira-Rio. De preferência, aqueles de confronto direito, exatamente como está o Corinthians, com a mesma pontuação, e na terceira colocação.
Dos nove jogos disputados antes da parada para a Copa do Mundo, o time de Abel Braga contabiliza quatro vitórias. Todas elas como mandante. Como visitante, ainda na segunda rodada, contra o Botafogo, saiu ganhando de 2 a 0. Deixou a equipe do Rio empatar e não teve forças para virar. O mesmo aconteceu com o Fluminense, no Moacyrzão.
O Inter abriu o placar, soube controlar bem o jogo e anular Walter e Sóbis, mas cedeu o 1 a 1. O mesmo aconteceu contra os mais fracos. Criciúma e Coritiba, hoje na 14ª e 17ª posições, respectivamente, seguraram o empate.
Acabar com o jejum de cinco anos sem vencer o Corinthians
Desde o gol épico de Nilmar, em maio de 2009, na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, em São Paulo, o Inter não venceu mais o Timão. Foram quatro confrontos na casa do adversário. Apenas um empate e três derrotas. É tarefa difícil, já que terá de enfrentar um público de cerca de 27 mil pessoas na noite de quinta-feira, ainda que o ingresso mais barato seja de R$ 180. O clube paulista não divulgou a capacidade colocada à venda, mas espera casa cheia.
Para vencer, o Inter, agora, conta com um algoz seu e herói do Corinthians. Isso mesmo. Jorge Henrique foi um dos responsáveis pela conquista da Copa do Brasil do Timão sobre o time do Beira-Rio há cinco anos.
Abel Braga contará com o conhecimento de causa do meia-atacante. O jogador atuou por quatro anos no clube paulista e garantiu, antes do embarque para São Paulo ontem, que desvendará os segredos do ex-clube aos companheiros. Principalmente, sobre qual é o estilo de jogo que Mano Menezes, com quem conquistou a Copa do Brasil, mandará a campo.
- Passarei algumas coisas. Foram dois anos com o Mano e sei como ele gosta de jogar - garantiu o jogador, que será titular hoje no lugar de Alex, lesionado.
Vencer sem Aránguiz
O retrospecto das nove primeiras rodadas mostra que o chileno Aránguiz e o Inter é uma combinação perfeita. Em quatro jogos com o volante, são três vitórias e apenas um empate. Este último, porém, com atuação de luxo do time de Abel Braga.
A vida sem Aránguiz é bem mais complicada. São cinco partidas. Mas foram quatro empates e apenas uma vitória. A qualidade tática ganha com a agilidade do volante. Além do estilo ofensivo que o time adota, o que agrada Abel Braga. No Brasileiro, Aránguiz já balançou a rede duas vezes.