Dupla Gre-Nal



Cartão para o Juiz

Erros de arbitragem assustam e comprometem o Brasileirão

Os sucessivos problemas da arbitragem neste Brasileirão, mesmo com cinco juízes em campo, assustam e escancaram a renovação abrupta feita pela CBF

07/08/2012 - 06h48min

Atualizada em: 07/08/2012 - 06h48min


Lances duvidosos comprometeram jogos do Brasileirão

A arbitragem rouba os holofotes nestes primeiros meses de Brasileirão. Virou rotina a cada rodada uma discussão em torno de decisões a partir do apito. Entre os especialistas, a crise tem explicação: a abrupta renovação no quadro de árbitros. O comentarista de arbitragem do Sportv Leonardo Gaciba aponta a renovação como razão para tantos erros:

- Acontece um processo natural e irreversível. A Fifa tomou o caminho de optar por árbitros jovens, que corram mais, mas perde em experiência. Não concordo com essa filosofia.

Nesse final de semana, o sergipano Claudio Francisco Lima e Silva, 32 anos, foi o pivô da maior polêmica. Anulou um gol legítimo do Bahia e validou um do Grêmio irregular. Foram tantas trapalhadas em 90 minutos que a Comissão de Arbitragem da CBF decidiu afastá-lo. Ele e os auxiliares Cleriston Barreto Rios e Ivaney Alves ficarão 30 dias fora da escala e passarão por reciclagem.

No sábado, o baiano Jailson Macedo Freitas, 41 anos, marcou impedimento duvidoso no gol contra do Palmeiras para o Inter e adotou critérios discutíveis.

"Se criou um vácuo"

Casos como os da última rodada serão inevitáveis, avisa o ex-árbitro e comentarista da TV Globo Renato Marsiglia:

- Se criou um vácuo, estamos em transição, é uma reformulação necessária. Entraram árbitros inexperientes, muito novos. Não tem alternativa. Só vão aprender apitando.

O presidente do Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul, Ciro Camargo, concorda com os comentaristas e vê como efeito dessa entressafra a indicação de só um árbitro para a Copa de 2014:

- Houve mudança muito grande na fotografia da arbitragem brasileira. Entrou uma safra muito jovem. É muito pouco um árbitro indicado para a Copa. Wilson Seneme é um baita árbitro, mas sofre com problemas físicos. É um risco.

O DG procurou integrantes da Comissão de Arbitragem da CBF e não obteve retorno.

Faixa etária dos árbitros

- De 25 a 30 anos - 5%
- De 30 a 35 anos - 36%
- De 35 a 40 anos - 44%
- De 40 a 45 anos - 15%
- Média - 36 anos

Auxiliares em debate

Auxiliares nas linhas de fundo são inovação deste Brasileiro. Mesmo se tratando de experimento, têm sido alvo de debate.

- É válido. Na Europa, dá certo porque são todos da Fifa. Lá, o auxiliar não se sente amedrontado. Aqui, são caras que apitam Série C, D, totalmente inibidos. Isso causa desnível - disse o comentarista Renato Marsiglia.

Algumas polêmicas em jogos da Dupla

5/8 - Grêmio 3x1 Bahia
Lance 1 - Aos 26 do segundo tempo, o juiz anula gol de Fahel e assinala impedimento. No entanto, quem está sem condições é o atacante do Bahia Zé Roberto.

Lance 2 - Aos 42, Marquinhos cobra escanteio, Souza cabeceia para gol. O árbitro valida, mas não percebe o desvio de Kleber, que está adiantado e atrapalha ação do goleiro.

4/8 - Palmeiras 0x1 Inter
Aos 41 do primeiro, Forlán cobra falta, Leandro Amaro, na tentativa de afastá-la, manda para a rede. O gol é anulado sob alegação de que Índio, que corre por trás, está impedido. A dúvida é se ele participa da jogada.

25/7 - Figueirense 0x1 Inter
Elmo Resende Cunha ignora pênalti de Fabrício em Ronny, do Figueirense, aos 45 do segundo tempo. Também não coíbe a violência sobre D'Ale, alvo de rodízio de faltas.

15/7 - Inter 0x0 Santos
Wagner do Nascimento Magalhães dá o segundo amarelo e o vermelho para Juan por falta inexistente em Lucas Lima. O Santos fica com um a menos no segundo tempo.

8/7 - Santos 4x2 Grêmio
Nielson Dias irrita os gremistas, que reclamam de gol em que a bola teria entrado, após cobrança de escanteio em que Felipe Anderson tira de dentro do gol, e um pênalti ignorado de Durval em Kleber.

20/5 - Vasco 2x1 Grêmio
Célio Amorim anula gol do Grêmio quando a partida está 1 a 1, em lance no qual André Lima sobe com Rodolfo, que esbarra no goleiro Fernando Prass e o faz soltar a bola. Miralles apanha o rebote e faz o gol. Célio foi afastado após esse jogo. Só volta a entrar na escala nesta próxima rodada, 81 dias depois.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias