Na Arena
Com três de Carlos Vinícius, Grêmio goleia o São Luiz e dorme na liderança do grupo B do Gauchão
Cristaldo e Thainler, contra, também marcaram na estreia de Tetê e no primeiro jogo de Luís Castro diante do torcedor

O Grêmio de 2026 surgiu na Arena neste sábado (17). Depois da boa estreia, e do susto na derrota com reservas para o Zequinha, o Tricolor goleou o São Luís por 5 a 0. Carlos Vinícius, três vezes, Cristaldo e Thainler, contra, marcaram os gols da noite.
Mais do que a vitória na partida válida pela terceira rodada do Gauchão, o resultado confirmou o bom início de trabalho da nova comissão técnica na pré-temporada. Com seis pontos, a equipe gremista lidera o Grupo B do Estadual.
Goleada construída no primeiro tempo
A versão do que deve ser o time titular para o Gre-Nal e o início do Brasileirão foi testada novamente por Luís Castro. Ainda sem Weverton, Grando teve outra oportunidade. A linha defensiva teve Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon. Tiaguinho e Arthur jogaram juntos, com Tetê, Cristaldo e Amuzu completando o setor. Carlos Vinícius foi o centroavante.
Assim como aconteceu na estreia, o Grêmio dominou completamente as ações da partida. Amuzu e Tetê encontraram muitos espaços na defesa do adversário para passes e infiltrações.
E mesmo sem a bola, o ataque funcionou bem. A pressão na saída de bola rendeu frutos logo no início da partida. Arthur ganhou pelo alto após chutão de Gabriel, Cristaldo tentou o passe para Carlos Vinícius. Mas Thainler tentou afastar o passe e mandou contra o próprio gol. Sem chances de defesa para o goleiro da equipe de Ijuí, com apenas três minutos de partida.
Aos nove, o torcedor viu o talento de Tetê. O atacante lançou Marcos Rocha para o cruzamento. No rebote, o estreante teve a bola de volta no pé. O chute acertou o travessão. Sem ter forças para resistir ao lado direito de ataque gremista, o São Luiz vazou novamente. Em bela construção ofensiva, Tetê lançou Cristaldo no lado. O cruzamento do camisa 10 encontrou Carlos Vinícius completar para o gol, aos 16 minutos.
O torcedor comemorou o terceiro gol, mesmo que o lance não tenha sido confirmado no campo por alguns minutos. Após contra-ataque puxado por Amuzu, a bola chegou a Tetê. O atacante fintou um marcador, passou por outro e cruzou para Carlos Vinicius. A bola rolou lentamente por cima da linha. O árbitro paralisou a partida, reuniu os capitães das duas equipes, e após três minutos de revisão, o gol foi confirmado.
A vantagem fez o time reduzir um pouco o ritmo. O único susto da primeira etapa foi o choque entre Gustavo Martins e Márcio Duarte. O zagueiro sofreu uma lesão no rosto e foi uma das trocas feitas por Luís Castro no intervalo.
"Hat-trick" na etapa final
De volta para o segundo tempo, o Grêmio voltou sem Tetê, Amuzu, Marlon e Gustavo Martins. Roger, Enamorado, Caio Paulista e Noriega entraram.
Cristaldo inaugurou o placar do segundo tempo. O argentino recebeu de Enamorado na entrada da área. O camisa 10 dominou, fintou um marcador e depois acertou um chute no ângulo de Gabriel. Um golaço aos nove minutos.
Luís Castro trocou o meia logo após o lance. Willian entrou em seu lugar.
E o meia foi protagonista para o terceiro gol de Carlos Vinícius, o quinto do Grêmio na partida. Marcos Rocha deu um toque por cobertura para Willian, que cruzou para o centroavante completar de primeira para o gol.
Victor Jesus invadiu a área, aos 28 minutos, e arriscou chute cruzado. Foi a primeira intervenção exigida de Gabriel Grando na partida.
O ritmo de treino nos minutos finais da partida evindenciou o dominio absoluto do Grêmio no confronto. Quando o time da casa queria, acelerava a bola e chegava com perigo na área do adversário. Alguns erros de concentração, no entanto, ofereceram alguns contra-ataques ao São Luiz. Um sinal de que os jogadores passaram a se dosar fisicamente de olho na sequência que terá o Gre-Nal e a estreia do Brasileirão.
Mas antes de pensar no clássico do dia 25 de janeiro, a comissão técnica planejará a partida desta quarta-feira contra o Guarany-Ba. A tendência é de que um time alternativo seja escalado para o jogo em Bagé.
Gauchão — 3ª rodada — 17/1/2026
Grêmio (5)
Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins (Noriega, INT), Wagner Leonardo e Marlon (Caio Paulista, INT); Tiaguinho, Arthur, Tetê (Roger,INT), Cristaldo (Willian, 10'/2ºT) e Amuzu (Enamorado, INT); Carlos Vinícius
Técnico: Luís Castro
São Luiz (0)
Gabriel; Thainler, Marcão, Heitor e Márcio Duarte (Higor Henrique, INT); Escuro (Gabriel, 17'/2ºT), Araújo, Germano (Victor Jesus,INT), Vidmar e Douglas Santos (Lucas Hulk, INT); Thiago Santos (Felipe Rangel, 29'/2ºT)
Técnico: Paulo Henrique Marques
GOLS: Thainler (G, contra), aos 3min, Carlos Vinícius aos 16 min e 31min do 1º tempo; Cristaldo (G), aos 9min, Carlos Vinícius aos 20min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Caio Paulista (G); Thiago Santos (S)
ARBITRAGEM: Rafael Klein, auxiliado por Maira Mastella Moreira e Fábulo Oliveira Diniz. VAR: Rodrigo Brand da Silva
PÚBLICO: 21.604 (21.404 pagantes)
RENDA: 1.063.751,00
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Próximo jogo
Quarta-feira, 21/1 — 21h30min
Guarany-Ba x Grêmio
Estádio Estrela D'Alva — Gauchão (4ª rodada)