Geral



Fiscalização

Blitz interdita parcialmente uma casa noturna na noite de sexta-feira em Caxias do Sul

Vistoria ocorreu também na quinta, quando quatro estabelecimentos foram fechados

06/02/2013 - 06h02min

Atualizada em: 06/02/2013 - 06h02min


Mesmo com os alvarás de acordo com as normas, Marcelo Pedroso, dono do Vagão Classic, fechou a casa e resolveu reformar o local por conta própria

A blitz integrada que fiscaliza casas noturnas em Caxias do Sul vistoriou oito estabelecimentos e interditou parcialmente um deles, na noite de sexta-feira.

O Vagão Classic Bar teve interditada apenas a parte musical. O funcionamento do bar e do restaurante foi autorizado.

Na noite de quinta-feira, tinham sido fechadas quatro casas: Cassino Royale, Boca D'oro, Kaiak e Ilha.

A operação ocorre quase duas semanas após a tragédia que matou 238 jovens na boate Kiss, em Santa Maria.

Clique na imagem e confira o perfil das 237 vítimas

Como aconteceu

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelecimento, pelo menos 237 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

A tragédia, que teve repercussão internacional, é considerada a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.

Em gráfico, entenda os eventos que originaram o fogo:

Veja também

Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Veja como foi o velório das vítimas
Nove pontos que devem permear as investigações sobre incêndio

A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade de Santa Maria, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes - além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com a Polícia Civil, a danceteria estava com o
plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.

Clique na imagem abaixo para ver o antes e o depois da danceteria:


A festa

Chamada de "Agromerados", a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia.

Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas "Gurizadas Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas", além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias