Raridades
Cartuchos de Atari são encontrados em deserto americano após escavação
Jogos foram enterrados durante a crise que a empresa enfrentou nos anos 1980
Uma das maiores lendas urbanas do mundo dos games foi confirmada neste sábado, após uma escavação no deserto do Novo México, nos Estados Unidos. Cartuchos dos jogos E.T - O extraterrestre e Pac-Man do videogame Atari 2600 foram encontrados enterrados, comprovando que de fato a empresa usou a estratégia de dar sumiço nos produtos que encalharam nas prateleiras.
Estima-se que a Atari enterrou milhões de cartuchos de ET - O extraterrestre, lançado em 1982 e considerado um dos piores jogos da história pelos fanáticos pela marca. Apesar de a marca ter pago cerca de U$ 25 milhões pelo direito de produzir um cartucho baseado no filme de Steven Spielberg, o game tinha poucas referências visuais ao jogo e era quase impossível de se jogar. Ele é considerado um dos responsáveis pela crise sem retorno que acometeu uma das pioneiras dos jogos eletrônicos.
O fracasso comercial fez a Atari decidir enterrar as fitas que hoje são consideradas raridades. Até este sábado, não havia a confirmação da lenda. O processo de busca pelo tesouro escondido está ocorrendo em função de um documentário produzido pela Microsoft para ser lançado no console Xbox. De acordo com os produtores que acompanharam as escavações, foram achados, além dos cartuchos, manuais, controles e outros itens. Outros títulos como Centipede, Space Invaders e Asteroids também estariam no bolo.
Foto: Microsoft/divulgação
A derrocada da Atari se iniciou na primeira metade da década de 1980. Em determinado momento, a empresa recebeu de volta mais de 3 milhões de cópias de ET. A confiança da empresa em si mesmo era tanta até este momento de crise que foram feitas 12 milhões de cópias de Pac Man sendo que haviam apenas 10 milhões de donos do modelo 2600 naquele momento (a expectativa - que não se concretizou - era vender outros 2 milhões de consoles junto com o jogo).