São e salvo
Vira-lata sobrevive a incêndio de uma casa em Santa Maria
Fogo foi percebido por um motorista que passava por rodovia que fica perto da casa
Um comerciante de Santiago que passava pela BR-287, na zona urbana de Santa Maria, na manhã desta quarta-feira salvou a vida de um cachorro vira-lata e evitou que um incêndio em uma casa tivesse consequências mais graves.
Ao cruzar perto da passarela do bairro Urlândia, André Schmitt, 32 anos, percebeu que havia fumaça vindo de uma área residencial.
_ Percebi o fogo na lateral da casa. Acionei os bombeiros pelo 193 e, em quatro minutos, eles chegaram e evitaram que as chamas se espalhassem na vizinhança _ relatou o comerciante.
Depois que avisou os bombeiros, Schmitt correu para o local do fogo (a Rua Frederico Ozanan, quase esquina com Tabajara Dias da Rosa) e viu que havia uma casa perto da que estava em chamas. Arrombou a porta e tirou de lá a dona da casa, que dormia.
_ Ele arrombou a porta da frente e entrou gritando "fogo, fogo". Foi um susto, mas graças a Deus não atingiu a minha casa _ contou Dionemara Rodrigues, 22 anos, vizinha da casa.
Assim que os bombeiros conseguiram reduzir o fogo e a fumaça, mais uma surpresa: um cachorro vira-lata preto e de pequeno porte saiu grogue do meio dos escombros. Ele foi resgatado por um jovem que disse que o levaria ao veterinário já que aspirou muita fumaça.
Conforme os bombeiros, o animal estava embaixo da cama na casa que incendiou e respira com dificuldade.
_ Vi ele bem tonto no pátio e respirando mal. Entrei e peguei o bichinho. Vou ficar com ele porque não há ninguém para cuidá-lo _ afirmou o chapista Giovane Teixeira, 18 anos.
A casa que pegou fogo é de madeira. Segundo vizinhos, o casal que mora no local não estava em casa. Ainda não há confirmação da causa do incêndio, mas é provável que tenha sido originado de um curto-circuito na fiação da maquina de lavar roupas. Ela estava ligada, conforme os bombeiros. A parte interna da residência foi totalmente queimada.