Nuvens carregadas
Vídeo mostra chegada do temporal em Santa Maria
Imagens foram gravadas neste sábado durante 10 minutos e aceleradas 10 vezes
Do topo do prédio do curso de Meteorologia da UFSM, o professor Ernani de Lima Nascimento registrou a chegada do temporal a Santa Maria por volta das 18h20min deste sábado. Os 10 minutos de gravação foram acelerados 10 vezes, resultando em um vídeo impactante de quase um minuto.
Especialista em tempestades, Nascimento diz que as imagens não lhe dão medo, mas admite que "respeita" o fenômeno:
- Continuo achando as imagens impressionantes, pela beleza do fenômeno. Já não me assusto mais, mas respeito pelos danos que pode causar.
ZH Explica: Por que choveu tanto no Estado neste final de semana
Em 21 horas, Porto Alegre registra 81% da média mensal de chuva
Veja o vídeo gravado pelo professor:
- A gente nunca sabe a velocidade que o vento pode chegar, então fica na expectativa - complementa, dizendo que costuma mostrar os vídeos que faz aos alunos.
Dessa vez, a rajada de vento, medida na Base Aérea de Santa Maria, a cerca de um quilômetro de onde foi feito o vídeo, chegou a 70,5 km/h. A marca, embora expressiva, é quase metade da máxima registrada no Estado - 129 km/h, em Porto Alegre.
Sem luz, Hospital de Clínicas não consegue falar com CEEE
Cai para 270 mil o número de imóveis sem luz no Estado
O vento e a chuva representados no vídeo são uma pequena mostra do que o RS viveu neste fim de semana. Para o professor, não foi "pouca coisa":
- Foi, sim, um temporal muito forte e um fenômeno que merecia cuidado, porque atingiu várias localidades, destruiu muitas coisas e, inclusive, derrubou torres de energia eólica em Santana do Livramento.
Por fim, o doutor em Meteorologia faz um alerta:
- Podemos ter mais desses durante o verão. A chance de se repetir é grande.
* Zero Hora