Notícias



Assembleia no RS

Servidores do INSS suspendem a greve e voltam ao trabalho na quinta

Retomada das atividades da Previdência, no entanto, está condicionada à assinatura do acordo pelo governo federal

28/09/2015 - 16h04min

Atualizada em: 28/09/2015 - 16h04min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Funcionários começaram a greve no dia 7 de julho no Rio Grande do Sul

Depois de mais de 80 dias de greve, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram, em assembleia realizada nesta segunda-feira, em Porto Alegre, suspender a paralisação no Rio Grande do Sul. A decisão acompanha o comando nacional de greve, que definiu, na última sexta-feira, pela retomada dos trabalhos em todo o país.

No RS, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência (Sindisprev) as agências do INSS deverão ser reabertas na quinta-feira. No entanto, a retomada das atividades está condicionada à assinatura do acordo firmado com o sindicato pelo governo federal, que está marcada pata terça. Caso não ocorra, uma nova assembleia, na quinta, deve determinar a volta da greve.

Cresce número de idosos no mercado de trabalho da Grande Porto Alegre

Pela proposta da União, os servidores vão receber aumento salarial de 5,5% em 2016, e de 5% em 2017, um reajuste total de 10,7% - bem abaixo do pleiteado, que era 27%. Giuseppe Finco, membro da secretaria de Imprensa do Sindisprev, alega, entretanto, que a categoria tinha reinvindicações mais importantes, que foram atendidas parcialmente.

- Pleiteamos melhores condições de trabalho e concurso público, esses eram os objetivos mais importantes. E saímos vitoriosos, pois foi a maior greve da Previdência dos últimos 30 anos - destacou Finco.

Greve dos peritos do INSS: atendimento só para casos já agendados

Já o atendimento na área das perícias médicas deve continuar restrito: apenas 30% dos profissionais do setor estarão nas agências do INSS. Os médicos - em greve há 21 dias - nem abriram negociações com o governo sobre o reajuste salarial. O diretor da Associação dos Médicos Peritos, Luiz Argolo, informou que tem a expectativa de que as negociações possam começar nos próximos dias.

Leia a íntegra da nota divulgada pela diretoria do INSS sobre a greve:

Com a apresentação das propostas do governo às reivindicações dos servidores da Carreira do Seguro Social e a previsão da assinatura do Termo de Acordo entre as entidades sindicais e o governo na próxima semana, o INSS espera - e está envidando todos os esforços para tal - que o atendimento à população seja normalizado nos próximos dias.

Para evitar maiores transtornos e deslocamentos desnecessários aos seus segurados, o Instituto orienta que, antes de procurar uma Agência, o cidadão entre em contato com a Central 135 para obter informações sobre a situação do atendimento e os serviços disponíveis.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias