Notícias



Novo temporal, mais prejuízo

Queda de granizo danifica casas, escolas e lavouras no RS

Em Encantado, pelo menos 350 casas foram atingidas e aulas tiveram de ser canceladas em duas escolas

21/10/2015 - 02h35min

Atualizada em: 21/10/2015 - 02h35min


Aline Castoldi / Arquivo pessoal

O temporal que atingiu algumas cidades do interior gaúcho na madrugada desta quarta-feira teve queda de granizo, o que danificou centenas de residências. A situação mais grave aconteceu em Encantado, no Vale do Taquari, onde as pedras atingiram pelo menos 350 casas e espaços públicos. 

No município, de acordo com a Brigada Militar, a chuva começou às 0h30min, acompanhada de vento forte. Já a queda de granizou durou cerca de 10 minutos. Os bairros mais atingidos foram Jardim do Trabalhador, Lajeadinho e Nova Morada - o último também ficou sem energia elétrica.

Veja fotos do granizo pelo Estado:



Nível do Guaíba chega a 2m70cm na manhã desta quarta-feira

Conforme a Brigada Militar, a chuva na cidade pode ter afetado 30% da população. O quartel do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e a sede do Corpo de Bombeiros foram destelhadas.

A Defesa Civil trabalha na distribuição de lonas aos atingidos desde a madrugada, e centenas de metros do material já foram entregues às famílias. Conforme o coordenador do órgão, duas escolas também tiveram telhados danificados pelo granizo, uma no bairro Jardim do Trabalhador e outra no Lajeadinho.

Prefeito de Pelotas decreta situação de emergência em função das chuvas

O prefeito em exercício, José Calvi, acrescentou que os danos nos estabelecimentos de ensino foram tão grandes que "parece que choveu dentro" deles. Por isso, não haverá aulas nos locais nesta quarta-feira.

Além disso, o chefe do Executivo informa que 70% do interior do município teve prejuízos com o temporal, que danificou principalmente os aviários. A prefeitura contabiliza os danos e estuda decretar situação de emergência.

- Foi uma madrugada de terror, passamos a noite vendo o desespero das famílias. A queda de granizo foi por pouco tempo, mas as pedras eram muito grandes. Não houve telha que aguentasse - afirmou Calvi à Rádio Gaúcha.

Cheia na Lagoa dos Patos desaloja mais de mil pessoas no sul do RS

Duas pessoas que trabalhavam na colocação de lonas nas residências atingidas caíram dos telhados. Conforme Calvi, elas não sofreram ferimentos graves.

Granizo também atingiu Serra, Norte e Região Metropolitana

Também houve queda de granizo em municípios da Serra (Antônio Prado, Cambará do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos), do Norte (Passo Fundo e Soledade), e da Região Metropolitana (Sapucaia e Portão). No Vale do Taquari, além de Encantado, há registro das pedras em Nova Brescia e Putinga.

Infográfico: veja como se formou a cheia na Lagoa dos Patos

Em Flores da Cunha, os bombeiros atendem aos moradores na manhã desta quarta-feira. A corporação ainda não tem precisão do número de atendimentos, mas sabe-se que casas mais atingidas ficam nas localidade de Nova Roma e Monte Bérico.

Já os bombeiros de São Marcos registram pelo menos 30 casas atingidas pelo temporal. Algumas tiveram parte do telhado levado pelo vento e outras foram perfuradas pelas pedras, que caíram por volta das 3h. A localidade de Pedras Brancas foi a mais prejudicada.

Vila de pescadores enfrenta cheia da Lagoa dos Patos em Tapes

Há moradores sem energia elétrica, devido a uma árvore que saiu sobre a rede. O granizo também causou danos na agricultura:

- Eu perdi toda minha produção de uva. As parreiras estão detonadas - afirmou o subprefeito de Pedras Brancas, Sidinei Fochesato, ao jornal Pioneiro.

Em Caxias do Sul, o temporal causou problemas no funcionamento de alguns semáforos da área central.

Leia mais sobre o temporal

#EuAjudo: Saiba como doar
 
- São necessários alimentos, garrafas de água, produtos de higiene (xampu, desodorante, escova de dente, absorventes e fraldas geriátricas), produtos de limpeza (sabão em pó, esponjas e panos), lonas e velas.
 
- Esses materiais podem ser entregues no Ginásio Tesourinha (Avenida Erico Verissimo, s/nº), das 8h às 22h, ou no Gabinete de Defesa Civil (Rua Dr. Campos Velho, 426 ), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
 
- Doações para a reconstrução das casas (móveis, telhas, lonas e madeira) devem ser entregues na sede do Demhab (Av. Princesa Isabel, 1115), das 8h às 20h, de segunda-feira a sábado (no sábado, a entrega deve ser feita pela entrada lateral, na guarita da Rua Conde D'Eu).



Confira as últimas notícias

* Com informações da Rádio Gaúcha e do Jornal Pioneiro


MAIS SOBRE

Últimas Notícias