Notícias



Depois de quatro meses

Peritos do INSS retomam trabalho com atendimento exclusivo para quem faz perícia pela primeira vez

A partir da próxima segunda-feira, atendimento será apenas para as perícias iniciais. INSS recomenda que o cidadão busque orientações pelo telefone 135 antes de procurar agência

18/01/2016 - 19h07min

Atualizada em: 18/01/2016 - 19h07min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS

Após quatro meses paralisados, os médicos peritos do INSS voltarão ao trabalho a partir da próxima segunda-feira, porém, em estado de greve. Segundo o diretor sindical da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Luiz Carlos Argolo, todos os médicos retornarão às atividades, porém, o atendimento será exclusivo para as perícias iniciais, necessárias para quem ainda está buscando o benefício.

INSS abre concurso para 950 vagas em todo o Brasil

Quem tem perícia marcada ou precisa marcar perícias para renovar o benefício deve entrar em contato com o INSS pelo telefone 135. O INSS recomenda que os cidadãos que precisarem ir até às agências liguem antes para buscar orientação sobre o atendimento.

Entenda a aposentadoria 85/95 progressiva em 15 perguntas

A estimativa é de que, em todo o país, 2,1 milhão de exames deixaram de ser feitos em quase 140 dias de paralisação. Apenas no Rio Grande do Sul, até ontem, estima-se que 286,2 mil atendimentos não foram feitos, com base no cálculo feito pela ANMP. Cada um dos 210 peritos paralisados do Estado deixou de fazer, por dia, 14,5 atendimentos.

Benefício retroativo

Até o momento, 30% do efetivo está trabalhando atendendo com prioridade as perícias iniciais. Com a nova fase da mobilização, a expectativa da ANMP é de que o governo volte a negociar com a categoria, que reivindica redução da jornada de trabalho, de 40 horas para 30 horas semanais, sem perda de remuneração, e reposição salarial de 27%, dividida em dois anos.

Em nota publicada no site da ANMP, a associação afirma que "os segurados que já se encontram amparados pelo benefício previdenciário têm seus direitos mantidos e deverão continuar recebendo. Novas paralisações no futuro não estão descartadas".
Segundo o INSS, o cidadão que marcou sua perícia inicial antes da greve começar e ainda não conseguiu fazer o procedimento, receberá o benefício de forma retroativa desde a data do agendamento. Para os segurados que já recebem o benefício e precisam renovar o exame, o valor continuará ser pago, desde que haja nova perícia marcada pelo 135.

Curta nossa página no Facebook

Como ficarão as agências a partir do dia 25

- 100% dos médicos peritos retornam ao trabalho.
- Enquanto estiver mantido o estado de greve, o atendimento será exclusivo para quem está fazendo perícia pela primeira vez. O estado de greve é por prazo indeterminado. 
- A orientação do INSS é que quem já tem a perícia marcada deve ligar para 135 antes de ir até a agência.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias