20 de setembro
A preparação dos carros temáticos para o Desfile Farroupilha
Em um dos barracões do Sambódromo do Porto Seco, estão sendo produzidos os nove carros do desfile temático deste ano
O clima dos festejos farroupilhas tomou conta de um ambiente exclusivamente carnavalesco da Capital. Ontem, o Diário Gaúcho acompanhou o trabalho, que está na fase de finalização.
A décima edição do desfile trará o tema Nossas Riquezas. De acordo com Josemar Basso, coordenador-geral do desfile, serão nove carros - cujas bases são as dos veículos alegóricos do Carnaval. Devem participar entre 1 mil e 1,2 mil integrantes, membros e pessoas ligadas a CTGs e DTGs.
Trabalho em harmonia
Ao contrário do Carnaval, em que há competitividade, afinal está em disputa o título de escola de samba campeã, no barracão da gauchada, os experientes carnavalescos somam seus talentos. É assim há nove anos. O trabalho é coordenado por Guaraci Feijó, Mano Brum, Sílvio Oliveira e Sérgio Peixoto.
Em relação às novidades, eles adiantam que os carros virão com efeitos visuais, de movimento e muita luz.
Música será ao vivo
- É o tema mais bonito, tanto na plasticidade dos carros, quanto artisticamente - observa Guaraci.
A parte artística está sob a coordenação de Alexandre Ourique. São nove invernadas (o equivalente às alas do Carnaval), cada uma formada por cem a 150 integrantes e ensaiada por um coreógrafo. Outra novidade, conforme Alexandre, é a inclusão de música ao vivo no desfile.
- É uma grande apresentação teatral a céu aberto. Lamento que (o desfile) ainda não se tornou um produto turístico - opina Josemar.
O desfile temático é uma realização conjunta da Fundação Cultural Gaúcha - MTG e da prefeitura de Porto Alegre.
Será realizado às 20h30min do dia 19 de setembro, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio).
Saiba mais
- No início do ano, na convenção do MTG, são apresentadas as sugestões de tema para a Semana Farroupilha. Definida a proposta - este ano foi da conselheira Odila Paese Savaris -, o carnavalesco Guaraci Feijó (há nove anos no posto) inicia a pesquisa para desenhar os carros.
- No barracão, trabalham cerca de 30 profissionais (marceneiros, serralheiros, escultores, pintores). A coordenação é dos carnavalescos Guaraci Feijó, Mano Brum, Sílvio Oliveira e Sérgio Peixoto.
- Os nove carros temáticos são confeccionados em 60 dias. Na véspera do desfile, percorrem 30km (puxados por guincho) entre o Sambódromo e a Avenida Edvaldo Pereira Paiva.