Semana Farroupilha
Desfile temático conta a história gaúcha na avenida
Faltam apenas detalhes para finalizar as alegorias que apresentarão o tema Nossas Riquezas no desfile temático da Semana Farroupilha, na quarta-feira
Carros criativos e coloridos, que servirão de palcos móveis para encenações, são o resultado da colaboração dos carnavalescos com os tradicionalistas.
Essa é a décima edição do desfile, que vem com uma proposta diferente. Nos outros anos, as batalhas da revolução sempre estiveram presentes. Agora, o tema é bem mais amplo, o que permite maior criatividade no desenvolvimento dos carros.
- Mudou totalmente a característica do desfile. A evolução que se tem é melhorar a proporção do carro, a interação com o público e com as invernadas - explica Guaraci Feijó, que, há nove anos, traz sua experiência do Carnaval para desenhar e confeccionar as alegorias farroupilhas
Coreografias nas alegorias
Serão nove carros a cruzar a Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
- A ideia é que a gente possa mostrar a importância do cultivo das nossas raízes. É como se fosse uma aula de história na avenida - relata a produtora cultural do desfile, Lara Lindenmeyer.
Os carros serão palco de coreografias, que estão sendo treinadas há cerca de três meses. A abertura também trará uma encenação. Serão cerca de 1,5 mil participantes, a maioria de entidades tradicionalistas de Porto Alegre e da Região Metropolitana.
O desfile
- Serão nove carros, com os temas: etnias, fauna e flora, água, produção agrícola, indústria, comércio, produção de energia, extrativismo e cultura.
- O desfile ocorre na quarta-feira, dia 19, às 21h, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio).
- É uma realização da Fundação Cultural Gaúcha (MTG) e do Ministério da Cultura, com apoio da prefeitura de Porto Alegre.
- A entrada é franca.
Novidades e destaques
Uma das atrações deste ano será a execução de música ao vivo durante a apresentação. Jorge Marino e Banda, de Gravataí, autores da música do desfile temático, estarão na avenida.
- Esse desfile tem fatos novos, esperamos um trabalho diferente. O tema nos favorece bastante - destaca o diretor artístico do evento, Alexandre Ourique.