Novas regras
Fortunati promete revisar decreto que institui pontos facultativos na Capital
A partir de 2014, quinta-feira da Semana Santa não terá mais opção de fechamento de repartições públicas ao meio-dia
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, determinou a revisão do decreto que institui pontos facultativos durante os feriados municipais. De acordo com a prefeitura, serão instituídas novas regras para as datas comemorativas na Capital.
Nesta semana, o atendimento municipal, como postos de saúde, por exemplo, estarão fechados na tarde de quinta-feira. A partir de 2014, as repartições públicas e postos de saúde terão funcionamento normal na quinta-feira da Semana Santa.
O decreto que permite o ponto facultativo está em vigor há 21 anos e institui ponto facultativo a partir do meio-dia na quinta-feira Santa, dia 20 de setembro (Revolução Farroupilha), 28 de outubro (Dia do Funcionário Público), 24 e 31 de dezembro.
A polêmica do ponto facultativo começou em junho do ano passado, quando os postos de saúde fizeram feriado sem aviso prévio à população. Quem procurou o atendimento encontrou as portas fechadas. Na ocasião, o prefeito prometeu rever o decreto.
Saiba onde procurar atendimento
Quem necessitar de atendimento a partir desta quinta-feira à tarde poderão contar com outros locais, que permanecerão com as portas abertas, explica a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde.
O Samu, as Unidades de Pronto-Atendimento da Zona Norte, Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro, Restinga e a emergência em Saúde Mental do IAPI, além dos hospitais de pronto-socorro e do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas estarão abertos durante o feriado.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Telefone: 192
Unidades de Pronto Atendimento 24 horas
UPA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
UPA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
UPA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, Parada 12, Lomba do Pinheiro)
UPA Restinga (Rua Álvaro Diffini, 520, Restinga)
UPA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/n)
UPA Zona Norte (Praça Ernest Ludwig Herman, perto do terminal Triângulo da Avenida Assis Brasil
Hospitais
Hospital de Pronto Socorro
(Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bairro Bom Fim)
Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (Avenida Independência, 661)