Cultura e Lazer



Falando de Sexo

Tire todas as suas dúvidas sobre laqueadura  

Trata-se de um processo de esterilização definitiva, que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozoide.

26/03/2017 - 12h36min

Atualizada em: 26/03/2017 - 12h38min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail

Sou mãe de dois filhos. Eu e o meu marido não estamos com a menor intenção de ter mais. Queria fazer a tal laqueadura, mas gostaria de saber a respeito do procedimento. Pode ser feito pelo Sus?

Sim, a laqueadura pode ser feita pelo Sus. Segundo a legislação brasileira, a cirurgia está disponível na rede pública para as mulheres com mais de 25 anos ou que tenham dois filhos vivos.

Se for casada, é necessário ter o consentimento do cônjuge. Mas vamos explicar melhor o que é a laqueadura.

Trata-se de um processo de esterilização definitiva, que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozoide. É uma cirurgia simples, na qual as trompas são cortadas e suas extremidades, amarradas de tal forma que a passagem dos espermatozoides fica bloqueada na sua porção mais distal (distante) e a do óvulo, bloqueada na mais proximal (próxima).

Eficácia e reversão

Embora simples, implica a abertura da cavidade abdominal para ter acesso às trompas, diretamente ou por laparoscopia. Quase 100% das mulheres que fazem laqueadura não engravidam mais.

Raros são os casos em que ocorre a recanalização das trompas com a subsequente gravidez. A realização da laqueadura é um tema cercado de controvérsias, porque abrange aspectos sociais, religiosos, políticos e econômicos.

Há uma taxa mínima de falha: cinco em cada 1 mil mulheres ainda engravidam depois de encarar o procedimento.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias