Polícia



Conexão Paraguai-RS

Polícia Federal desarticula quadrilha de tráfico de drogas comandada por preso gaúcho

Pingo está preso no Paraná e é apontado como o substituto de Fernandinho Beira-Mar na rota Paraguai-Brasil

28/11/2012 - 09h29min

Atualizada em: 28/11/2012 - 09h29min


Desde janeiro, a Polícia Federal já havia apreendido 108,2 kg de cocaína da quadrilha em Campo Grande (MS), Portão, Bom Princípio, Viamão e Santo Antônio da Patrulha. Após prestarem depoimento para a PF, Pingo e o filho devem ser encaminhados à Penitenciária de Segurança Máxima de Catanduvas.

Cocaína era trazida do Paraguai para abastecer o mercado do Sul

Foi desarticulada na manhã desta quarta-feira uma quadrilha liderada por Erineu Soligo, o Pingo, traficante gaúcho considerado pela Polícia Federal (PF) um dos principais fornecedores de cocaína, a partir da fronteira com o Paraguai, para o Rio Grande do Sul. Durante a Operação Grumatã foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.


Dinheiro foi apreendido na operação
Foto: Divulgação, Polícia Federal

Natural de Três Passos, no Noroeste, Pingo, 59 anos, foi extraditado há dois anos do Paraguai e cumpria pena na Penitenciária Agrícola de Piraquara, no Paraná, no regime semiaberto. Segundo a Polícia Federal, as penas de formação de quadrilha e associação ao tráfico, entre outras, somavam 40 anos de detenção. Mesmo preso, permanecia enviando remessas de cocaína com alto teor de pureza para o Sul.

Ele e o filho de 31 anos, preso na operação, são considerados os substitutos de Fernandinho Beira-Mar na conexão do Paraguai com o Brasil para o envio de drogas. A marca registrada da quadrilha na droga é a cabeça de um cavalo, gravada diretamente na cocaína quando é prensada.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias