Toque de recolher
Três unidades de saúde são fechadas na Vila Cruzeiro após criminosos decretarem toque de recolher
Segundo a prefeitura, decisão será reavaliada na quinta-feira, caso a situação se normalize
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) determinou nesta quarta-feira o fechamento temporário das Unidades Básicas de Saúde Cristal e Vila Cruzeiro, e da Unidade de Saúde da Família Cruzeiro do Sul depois de criminosos decretarem um toque de recolher na região, na Zona Sul de Porto Alegre.
O posto do Programa Saúde da Família Cruzeiro do Sul, na Travessa A da Rua Dona Otília, já estava funcionando com as portas trancadas à chave depois de uma troca de tiros no final da tarde de terça-feira.
De acordo com uma nota da prefeitura, a decisão foi motivada pela intensificação da ação de criminosos desde o final de semana passado. "O ambiente tenso e ameaçador está assustando servidores dos postos e os moradores da região que utilizam estes serviços", diz a nota, que ainda acrescenta que o fechamento será reavaliado nesta quinta-feira, caso a situação se normalize.
A decisão vem na esteira do fechamento de três colégios, também na tarde desta quarta, na Vila Cruzeiro. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Alvaro Alberto da Mota, na Rua Dona Helena, e a Creche Maria Dolabella Portella e a Escola Municipal de Educação Infantil Osmar dos Santos Freitas, na Rua Dona Otília, suspenderam as aulas no turno da tarde em razão do clima de insegurança na região.
A direção das três escolas foi avisada por pais e familiares de alunos sobre os comentários na vila de que um provável tiroteio deveria ocorrer depois do meio-dia. A ação seria parte de uma disputa entre gangues pelo controle da região. A motivação para o possível confronto seria uma retaliação pela morte de um jovem, baleado há duas semanas em outro tiroteio entre gangues.