Polícia



Boletim de Ocorrência

Renato Dornelles: Porto Alegre já é a Capital mais violenta das regiões Sul e Sudeste

30/09/2015 - 21h39min

Atualizada em: 30/09/2015 - 21h39min


Luiz Armando Vaz / Agencia RBS
Local de crime: cenário cada vez mais comum em Porto Alegre

Se havia alguma dúvida, agora ela foi desfeita. Por mais que autoridades tentem contestar, a planilha do Diário Gaúcho vem demonstrando e agora o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, através do 9º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, confirmou: Porto Alegre é uma das capitais brasileiras onde os níveis de violência mais crescem.

Tiroteios e execuções apavoram moradores de vilas na Zona Norte da Capital

O índice de 40,6 assassinatos por 100 mil habitantes, em 2014, é digno de regiões em situação de conflitos, como guerras civis.

Dobro do Rio de Janeiro

A capital gaúcha, como mostram os dados, em se tratando de homicídios, anda na contramão de cidades em outras épocas consideradas as mais perigosas.

O índice do Rio de Janeiro, por exemplo, foi de 20,2 assassinatos por 100 mil habitantes. Ou seja: nesse quesito, os riscos em Porto Alegre foram duas vezes maiores.

Milésimo assassinato chega mais cedo na Região Metropolitana

É bem verdade que ainda estamos no meio da tabela (entre 27 capitais, Porto Alegre
aparece na 13ª posição). Mas, se consideradas apenas as capitais das regiões que ocupam os primeiros lugares no ranking do Pib (Sudeste e Sul), a capital gaúcha lidera a lista.

Um adolescente é assassinado a cada três dias. Estas são as histórias deles

E é preciso levar em conta, também, o salto de 23,2% em relação ao ano anterior. Isso demonstra que o crime vem dando de goleada nas políticas públicas de segurança (ou na falta delas) em nosso Estado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias