Operação Metamorfose
Polícia Civil apreende 32 armas em depósito clandestino em Cachoeirinha
Dono do imóvel seria responsável por transformar espingardas de ar comprimido em armas de fogo, segundo investigação
A Polícia Civil apreendeu 32 armas de fogo em uma casa que servia como depósito clandestino em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, entre o final da noite de sexta-feira (20) e a madrugada deste sábado (21). Os policiais chegaram até o local após uma apuração do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) para saber como traficantes da região adquiriam armamento.
A maioria das armas apreendidas são espingardas calibre 12. Há também revólveres e pistolas, além de um mecanismo de tiro de fuzil 762 — arma de calibre restrito.
De acordo com a investigação, o responsável pelo local é um homem com amplo conhecimento de armas que conseguia transformar espingardas de ar comprimido em armas de fogo — vem daí o nome da operação, "Metamorfose". A suspeita dos policiais é que elas eram vendidas inicialmente somente para caçadores, mas traficantes passaram, também, a requisitar o serviço do homem.
— Essa arma não tem numeração. É "fantasma". A pessoa vai na loja, compra arma de pressão, leva para o armeiro, e ele pega a arma legal de pressão e transforma em uma de fogo — conta o delegado Mario Souza, diretor de investigações do Denarc.
O responsável pelo local não foi encontrado. De acordo com Souza, a polícia deve pedir sua prisão e indiciá-lo. Caso não se apresente, o homem deve se tornar foragido. O nome dele não foi divulgado.
Segunda grande apreensão do Denarc
Em março, em investigação semelhante, o Denarc apreendeu mais de 100 armas em um depósito em Alvorada, durante a operação Armeria. Um homem suspeito de alugar armas para ladrões de carro foi preso.