Crime organizado
Traficantes que impunham toque de recolher a moradores de Canoas são alvo de operação policial
Grupo criminoso ameaçava moradores que saíssem de suas casas em dias e horários de grande movimentação de usuários de drogas
Uma quadrilha de traficantes que impunha medo aos moradores do bairro Niterói, em Canoas, é alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (25). Mais de 50 policiais cumpriram seis mandados judiciais e sete de busca e apreensão no bairro. Cinco pessoas foram presas.
A polícia verificou em investigação que os traficantes estavam impondo toque de recolher aos moradores nos dias e horários em que havia grande movimentação de usuários de drogas do bairro. Caso a pessoa tivesse que sair, teria que passar de cabeça baixa pelos criminosos, sob pena de ser agredida caso olhasse para eles.
No ano passado, a Polícia Civil já havia atacado o mesmo grupo, em uma operação de menor porte, que deu início à apuração. Na época, três suspeitos foram presos. A partir disso, a delegada Miriam Elias e a equipe da 2ª Delegacia de Polícia de Canoas passaram a analisar celulares apreendidos com suspeitos e encontraram provas e nomes de outros suspeitos. Havia até um deles que coordenava o tráfico mesmo dentro do Presídio Central de Porto Alegre.
De acordo com a delegada, o grupo tinha maior influência nas proximidades da área do bairro conhecida como valão, e também nos trechos da Rua Marechal Rondon e Arthur Bernardes.