Porto Alegre
Ataque a tiros e incêndio em ônibus: os crimes que expõem a disputa entre facções
Polícia acredita que morte de adolescente pode ter reacendido e acirrado o conflito na Capital
Em um intervalo de apenas 11 dias, foram registradas seis ocorrências em Porto Alegre. A polícia acredita que o assassinato de uma adolescente de 12 anos no bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste, pode ter reacendido e acirrado a disputa entre facções na Capital. Flávia Silva de Almeida foi oi alvejada repetidas vezes nas costas e na cabeça.
A Polícia Civil investiga o vínculo desse crime com tentativas de homicídio e o incêndio de um ônibus no bairro Serraria, Zona Sul, na noite de segunda-feira.
Confira sete momentos recentes de violência na Capital:
17 de janeiro
Flávia Silva de Almeida, 12 anos, é morta a tiros no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. Ela teria sido alvejada pelas costas e na cabeça.
19 de janeiro
No início da madrugada, o funcionário de uma pizzaria voltava para casa de táxi, quando o veículo foi alvejado no bairro Serraria, na Zona Sul. Pelo menos 20 tiros atingiram o carro. O passageiro foi baleado, mas sobreviveu. Segundo a polícia, os criminosos pretendiam executar um rival da Vila dos Sargentos e acabaram atacando o carro.
19 de janeiro
Durante a manhã, a polícia prende na Vila Tamanca, no bairro Agronomia, dois suspeitos de envolvimento na morte da menina. Com a dupla, foram apreendidas três pistolas, duas de calibre 9 milímetros, de uso restrito das Forças Armadas, e uma calibre .32. As armas são enviadas à perícia, para comparação balística. Um terceiro suspeito do crime, um adolescente, de 17 anos, consegue escapar e passa a ser procurado. Ele é filho de um dos líderes do tráfico na Vila dos Sargentos.
26 de janeiro
Três pessoas são mortas por disparos de pistolas na Rua João Alfredo, na Cidade Baixa, na madrugada de sábado. Outros três, de 16, 18 e 26 anos, ficaram feridos. Os mortos foram identificados como Salmeron Bartz Costa, 28 anos, Róger Abreu de Oliveira, 24 anos, e Cassiane Alves Rocha, 21 anos. Ela é a única sem antecedentes.
28 de janeiro
Polícia Civil conclui inquérito sobre morte de Flávia. Em coletiva, afirma que a suspeita é de que a garota tenha sido assassinada porque o irmão, que tem envolvimento com o tráfico, mudou de facção no Presídio Central. Polícia afirma ainda que um adolescente, filho de líder do tráfico na região, segue sendo procurado por participação no crime.
28 de janeiro- 19h45min
Um ônibus da linha 283 (Ipanema-Cavalhada) é incendiado na Vila dos Sargentos, na Zona Sul. O ataque aconteceu na Rua Geraldo dos Santos Moreira, no bairro Serraria.
28 de janeiro-21h10min
Dois homens são mortos a tiros próximo ao Hospital Vila Nova, na Zona Sul. O crime aconteceu na Rua Catarino Andreatta. Uma das vítimas teria ido até a porta de casa receber um amigo, que lhe ajudaria a fazer uma obra no local. Neste momento, criminosos, que chegaram em um carro preto, teriam descido e atirado diversas vezes. As vítimas foram identificadas como Gerson Júnior Bussolo de Fraga, 29 anos, e José Augusto Freitas da Silva, 43 anos.