No RS e em SC
Telentrega de drogas desarticulada pela polícia em Gravataí atendia 30 pedidos por dia
Operação policial com 210 agentes prende 11 suspeitos em cinco cidades gaúchas e também em Florianópolis
A Polícia Civil encerrou no final da manhã desta quarta-feira (17) uma operação que desarticulou esquema de telentrega de drogas montado em Gravataí para atender toda a Região Metropolitana, além de estar se expandindo para a região de Florianópolis, em Santa Catarina.
Por dia, eram atendidos em média 30 pedidos via telefone ou WhatsApp. A investigação aponta que a demanda aumentou no período de distanciamento social e poderia ficar ainda maior com as negociações fora do Estado.
A delegada Luciana Smith, titular da 2ª Delegacia de Gravataí, diz que o grupo alvo da ação integra uma facção criminosa que atua em todo o Rio Grande do Sul. Segundo ela, foram presos os dois principais articuladores da telentrega. Um foi detido em Gravataí e outro em Florianópolis.
Ao todo, 11 suspeitos foram presos, mas os nomes não estão sendo divulgados devido à Lei de Abuso de Autoridade. O próximo passo será investigar os fornecedores das drogas e também pelo menos 10 motoboys utilizados pelos traficantes.
Durante as buscas realizadas, foram apreendidos celulares, cadernos com anotações, armas, drogas e munição. Foram reunidos 201 agentes que cumpriram nesta quarta-feira 41 mandados de busca e 14 de prisão preventiva em Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Porto Alegre, além de Caraá, no Litoral Norte, e no estado catarinense.
Luciana diz que em em Gravataí havia 10 pontos de distribuição de entorpecentes. Os locais também eram utilizados para atendimentos por telefone e WhatsApp.