Homicídio
Operação prende três pessoas por suspeita de envolvimento com assassinato em Guaíba
Na ação, outros quatro indivíduos foram detidos por tráfico de drogas
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (20), operação referente a um homicídio ocorrido no dia 17 de março no bairro Logradouro, em Guaíba, na Região Metropolitana. Segundo as investigações, o crime foi encomendado por um dos líderes do tráfico de drogas no local.
Nesta manhã, cerca de 50 policiais cumpriram seis mandados de prisão — cinco de forma preventiva e um temporário — além de nove mandados de busca e apreensão em Guaíba e em Cachoeirinha.
Na ação, três homens foram detidos por suspeita de envolvimento no assassinato de março e três por tráfico de drogas e extorsão. Além disso, uma sétima pessoa — que não era alvo de mandado — foi presa em flagrante por tráfico de drogas.
Morte por encomenda
De acordo com a Polícia Civil, no dia do homicídio, a vítima estava em um bar quando começou a agredir a companheira. Ele foi cercado por indivíduos que passaram a lhe espancar. Na sequência, o homem conseguiu fugir para a residência da mãe, onde foi perseguido por dois criminosos que o executaram com diversos disparos.
No entanto, durante as investigações, foi constatado que o motivo do crime não seria referente à violência contra a mulher, mas sim um crime encomendado por um traficante devido a dívidas com drogas. Ainda segundo a polícia, o mandante do assassinato encontrava-se em liberdade monitorada e tem 25 anos de condenação para cumprir.
Outro investigado, também monitorado por tornozeleira eletrônica, é irmão e braço direito do homem apontado como mandante. Ele é conhecido por ser extremamente violento e suspeito de praticar diversos homicídios. O terceiro investigado seria o responsável por realizar a telentrega das drogas para a organização criminosa.
Os outros três mandados de prisão foram expedidos pelos crimes de tráfico de drogas e extorsão praticados por outro grupo criminoso que atua de forma violenta, no mesmo local.
Um dos investigados foi preso recentemente com uma pequena quantidade de drogas. Segundo a polícia, no momento da prisão, ele conseguiu dispensar a maior parte dos entorpecentes no pátio de uma residência. Depois, o homem retornou ao local e, acreditando que a moradora tivesse pego a droga, exigiu que ela devolvesse o material. Como a vítima não havia pego, foi obrigada, sendo ameaçada de morte, a pagar ao traficante o valor das substâncias.
Segundo a polícia, durante a operação foram apreendidos cerca de R$ 3 mil, três veículos, celulares e imitações de armas de fogo. Todos os suspeitos — que não tiveram os nomes divulgados — foram encaminhados ao sistema prisional.
A operação foi denominada como Columbia e contou com apoio de helicópteros da Coordenadoria de Recursos Especiais, e do Núcleo de Operações com Cães, com cães farejadores.