Tumulto
Duas pessoas são detidas e viatura da BM é depredada após ação integrada na Orla
Aglomeração com cerca de 600 pessoas foi registrada na noite deste domingo
Um tumulto marcou o final da noite deste domingo (26) na orla do Guaíba, em Porto Alegre, após um dia marcado por intenso movimento no cartão-postal. Uma ação integrada entre Guarda Municipal e Brigada Militar (BM) desfez uma aglomeração de cerca de 600 pessoas no local. Antes, houve resistência na abordagem, resultando em uma viatura depredada e duas pessoas detidas.
Pouco antes das 22h, a BM recebeu uma denúncia de que havia aglomeração e uma pessoa estaria armada no local. Durante a fiscalização no trecho próximo à Usina do Gasômetro, houve correria e objetos foram arremessados em direção às guarnições. De acordo com o chefe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) nesta noite, Marcos Lucas, equipes da Guarda Municipal deslocaram ao local para guarnecer e apoiar a abordagem da BM.
Parte do grupo que estava presente deslocou para a praça Júlio Mesquita, hostilizando e arremessando objetos. Foi necessário uso de munição antimotim por parte da Guarda Municipal e da BM, disparada por uma espingarda calibre 12.
— Cerca de 6 mil pessoas passaram pela Orla durante o dia, mas sempre acaba ficando o "grupo do kit", é o point deles. Quando temos de intervir, há uma preocupação nossa com a situação e a complexidade de se trabalhar ali (na Orla), onde muitas vezes tem crianças presentes — relata o chefe da ronda noturna da Guarda.
Ninguém foi encontrado armado, conforme foi informado em denúncia. Uma mulher e o filho, um menor, foram detidos por desacato e resistência. Uma viatura da BM ficou com o para-brisa traseiro quebrado.
Para realizar denúncias de aglomerações, os telefones são 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.