Por três cidades
Adolescente que transportava drogas é apreendido após perseguição, acidentes e tiroteio na Região Metropolitana
Ação ocorreu após dois dias de monitoramento de uma casa, em Canoas, usada para guardar entorpecentes e veículos clonados
Um adolescente de 17 anos foi apreendido após uma perseguição por vias de Canoas, Esteio e Sapucaia d
o Sul, inclusive a BR-116, na Região Metropolitana, na manhã desta terça-feira (8). Na ação, foram apreendidos pelo menos oito quilos de drogas.
Conforme a Polícia Civil, o adolescente era responsável por transportar os entorpecentes para uma facção.
O fato teve início logo depois das 10h e foi resultado de dois dias de monitoramento em uma casa no bairro Parque Universitário, em Canoas. O titular da 3ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), delegado Gabriel Borges, diz que foi feita uma denúncia de que a residência era usada para guardar drogas e veículos clonados.
Os policiais resolveram agir logo depois que um motorista, em um carro branco, se aproximou do local e retirou um pacote. O suspeito saiu no mesmo veículo e se aproximou de outro, um Gol de cor vermelha, ainda em Canoas.
O pacote que ele havia retirado da residência foi entregue ao outro condutor. Cada um dos veículos saiu em direções opostas, e os agentes decidiram abordar o Gol.
Borges destaca que, neste momento, o condutor, ao perceber a viatura, foi em direção aos policiais e provocou um acidente de trânsito.
— Foi nessa hora que os policiais, em legítima defesa, revidaram, lembrando que procuraram atirar nos pneus e, naquele momento, não sabiam que se tratava de um adolescente — ressalta o delegado.
Perseguição na BR-116
Borges diz que a perseguição continuou e mais viaturas foram acionadas, totalizando seis. O motorista saiu das ruas de Canoas e entrou na BR-116, em direção a Esteio. Na rodovia, ele bateu em dois carros, que tiveram os espelhos retrovisores quebrados.
Na sequência, segundo o delegado, o carro saiu da estrada e ingressou em Esteio. Pelo menos três pedestres escaparam de ser atropelados, conforme a polícia. O condutor seguiu fugindo e mais disparos foram dados — um deles, já em Sapucaia do Sul, quando o motorista tentava retornar para a BR-116, atingiu um dos pneus do automóvel.
O suspeito abandonou o veículo e fugiu a pé em direção a um matagal, mas acabou sendo detido. Borges diz que os agentes ficaram surpresos quando houve a identificação: se tratava de um adolescente de 17 anos, que seria responsável por fazer as entregas de drogas. Com ele havia um quilo de crack.
O adolescente foi apreendido e, de volta à residência que estava sendo monitorada em Canoas, foram apreendidos mais três quilos de crack e outros quatro de cocaína, além de várias porções de maconha. Um veículo clonado também foi localizado no pátio.
Ninguém ficou ferido na perseguição. A investigação continua e, até as 12h, seguiam as buscas ao segundo carro que havia se aproximado da casa usada para armazenar os entorpecentes.