Operação Nomias
Casal suspeito de aliciar filho adolescente a participar do tráfico de drogas é alvo de ofensiva; quatro pessoas são presas
Mandados de prisão e busca e apreensão são cumpridos em Porto Alegre, Viamão e Charqueadas



Um grupo suspeito de praticar tráfico de drogas e comércio ilegal de armas e munição na zona sul de Porto Alegre e em Viamão, na Região Metropolitana, são alvo da Polícia Civil nesta terça-feira (24).
São cumpridas 12 ordens judiciais, entre mandados de prisões temporárias e busca e apreensão, nas cidades de Porto Alegre, Viamão e Charqueadas, na Região Carbonífera.
As buscas ocorrem nas residências dos alvos e no sistema penitenciário de Charqueadas. Até as 7h30min, quatro pessoas haviam sido detidas.
Entre os alvos da ação, está um casal suspeito de ter aliciado o filho, um adolescente de 15 anos, a participar do esquema de tráfico de drogas. O pai é um dos detidos na operação. A mulher não estava em casa no momento da ofensiva.
Conforme a investigação, o adolescente teria sido aliciado pelos próprios pais, entre agosto e setembro de 2024, a fracionar entorpecentes e entregá-los a outros integrantes da facção para posterior venda.
Investigação
A investigação teve início em agosto de 2024. Conforme as informações repassadas para a polícia na ocasião, o pai do adolescente — preso nesta terça — era visto com frequência traficando no bairro Florescente, em Viamão, inclusive com uso de tornozeleira eletrônica e armas de fogo.
A partir da identificação do suspeito, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos endereços deste alvo em setembro de 2024. Durante a ofensiva, o homem fugiu.
A investigação descobriu que a facção a qual os pais do adolescente fariam parte tem atuação em Viamão, na zona sul de Porto Alegre e em algumas casas prisionais.
Segundo a polícia, essa ação deve auxiliar na conclusão do inquérito policial ao elucidar os vínculos entre os suspeitos.