Notícias



INSS

No Estado, 80 mil ainda precisam renovar a senha para garantir benefício

Beneficiados que não renovarem a senha poderão perder o benefício a partir de 2015

04/12/2014 - 07h02min

Atualizada em: 04/12/2014 - 07h02min


Luiz Armando Vaz / Agencia RBS
Até 31 de dezembro segurados precisam renovar a senha nas agências dos bancos pagadores

A menos de um mês para o fim do prazo, 80.106 segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda precisam fazer a prova de vida e a renovação de senha.
Até 31 de dezembro, os segurados de aposentadoria, pensão ou auxílio do INSS precisam comparecer aos bancos pagadores de seu benefício para realizar a atualização.

Leia mais notícias do dia
Leia mais notícias sobre o INSS

O procedimento é feito no banco pagador mediante apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Não é necessário ir até a Agência da Previdência Social.

A renovação é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta-poupança ou cartão magnético. Quem não fizer a substituição da senha no tempo previsto poderá ter seu pagamento interrompido a partir de 1º de janeiro.

Benefício em risco para 86 mil gaúchos
Engano da Previdência Social custou tempo e R$ 70 para pedreiro em Porto Alegre

No começo de novembro, o Diário Gaúcho noticiou que 86 mil pessoas corriam o risco de perder o benefício.
Os beneficiários que não puderem ir até as agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem fazê-la por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Como cadastrar o procurador

É necessário que o procurador compareça a uma agência da Previdência Social e apresente procuração assinada, conforme modelo disponível na página da Previdência Social na internet ou registrada em cartório (se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular (no caso de ausência por motivo de viagem/residência no Exterior), além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias