INSS
Servidores do INSS no Rio Grande do Sul paralisam as atividades nesta quarta-feira
Apenas perícias agendadas estão sendo atendidas na agência Central do INSS, em Porto Alegre. Os demais serviços serão remarcados.
Os funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência do RS (SindisprevRS) paralisaram nesta quarta-feira as atividades para protestar contra a falta de servidores e sucateamento dos postos de atendimento no Estado.
Segundo Giuseppe Lucchesi Finco, do Sindisprev, apenas as perícias agendadas estão sendo atendidas na agência central da Previdência, no Centro de Porto Alegre. A mesma situação ocorre nas agências dos bairros Partenon e Petrópolis, na Capital. Os demais atendimentos serão remarcados.
- Somos contra a instrução normativa 74, que trata o servidor como criminoso. Também estamos com um déficit de pelo menos 2,5 mil servidores no Estado. Hoje, temos cerca de 2 mil na ativa - explica.
A instrução normativa 74 (IN-74), em vigor desde outubro de 2014, estabelece o procedimento de apuração e cobrança administrativa de valores devidos ao INSS. Constatados indícios da prática de ato omissivo ou comissivo, de agente público ou de terceiro, o que inclui servidores da Previdência, que resulte dano ao erário, será instaurado processo administrativo de apuração e cobrança.
Uma mobilização dos funcionários ocorre durante todo o dia na frente da agência central. Giuseppe não soube informar como está a adesão à paralisação nas demais agências do Rio Grande do Sul.
A reportagem do Diário Gaúcho tentou contatar com a assessoria de imprensa do INSS no Estado. Porém, não obteve retorno.
Leia outras notícias do Diário Gaúcho