Notícias



Eu Sou do Samba

O legado de Tânia Regina Freitas

Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras

11/08/2023 - 12h24min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Projeto Baluartes do Samba / Divulgação
Baluarte do Carnaval de Porto Alegre nos deixou esta semana, aos 67 anos

O Carnaval de Porto Alegre está em luto. Morreu nesta segunda-feira, aos 67 anos, a querida baluarte Tânia Regina Freitas. Tia Tânia, como era carinhosamente conhecida, teve passagem por escolas como Acadêmicos da Orgia, Fidalgos e Aristocratas e Bambas da Orgia. No entanto, foi na Estado Maior da Restinga que ela fez seu nome como uma das mais celebradas porta-bandeiras da história da Capital. Ela bailou com o pavilhão da escola da Zona Sul nos títulos de 1987, 1991 e 1992, entre outros anos.

Leia mais
Gincana Carnaval do Bem arrecada roupas e alimentos para comunidade do Porto Seco
Odir Ferreira, a voz oficial do Carnaval de Porto Alegre, relembra histórias da carreira

Tânia também foi forte defensora do Carnaval no cargo de servidora pública da prefeitura de Porto Alegre, durante sua atuação na Secretaria Municipal da Cultura. Por toda sua história e contribuição para a nossa maior festa popular, ela foi convidada para batizar — ao lado de Zé Cartola — a bandeira da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa). A belíssima homenagem ocorreu na Virada Cultural de 2021.

Carnaval Enfoco / Divulgação
Batizou a bandeira da Uecgapa

No mesmo ano, Tânia participou da websérie Da Borges ao Porto Seco – A Incrível História dos Baluartes do Samba em Ano de Pandemia, dirigida por Carla Joner, onde pôde contar sua história no Carnaval. Das lembranças relatadas, uma das mais marcantes na memória era de quando ia assistir aos desfiles na Avenida Borges de Medeiros e sua mãe levava salada de frutas em canecas de louça ágata para Vicente Rao, o primeiro Rei Momo oficial de Porto Alegre (ele reinou durante 22 anos seguidos a partir de 1950). Outra história compartilhada foi a de quando foi alertada sobre sua vocação para porta-bandeira.

— Um diretor de Carnaval, o Carlinhos Viana, disse pra mim: “Tu não tens jeito de porta-estandarte, tu tens o giro de porta-bandeira.” Aí, eu passei a ser porta-bandeira — disse ela em vídeo.

Tânia Regina Freitas, seu legado é uma aula e servirá sempre de exemplo para as diferentes gerações. Muito obrigado!

Forças aos familiares e amigos.

Segurança do Porto Seco

Durante minha passagem pelo Complexo Cultural do Porto Seco, zona norte da Capital, dias atrás, não pude deixar de reparar que segue firme a segurança ostensiva do local. Agora, os portões ficam fechados e só entra quem se identificar. Mesmo adesivado com a logo da empresa, nosso carro foi parado na entrada e fomos questionados para onde iríamos, em uma ação mais do que correta por parte do profissional que fazia a vigilância naquele momento.

Vale lembrar que a iniciativa foi lançada pela prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, no início do último mês de junho e noticiada aqui no Diário Gaúcho. Essa é a primeira vez desde quando foi inaugurado, em 2004, que o local conta com sistema de segurança privada.

Anselmo Santos / Agencia RBS
Vigilantes ficam no local de dia e de noite

No Porto Seco, estão instalados 15 barracões de escolas de samba, e questões como vandalismo, uso de drogas e furto de cabos de energia elétrica vinham se tornando frequentes por ali. Em janeiro de 2019, o repórter do DG Alberi Neto constatou outro problema: prostituição a céu aberto. Na época, a reportagem flagrou cenas de sexo no local em plena luz do dia.

Eu Sou do Samba se compromete a ficar de olho nesse novo cenário que começa a tomar forma no Complexo Cultural do Porto Seco. Acompanhe tudo aqui.

André Ávila / Agencia RBS
Furto de cabos de energia estava entre os problemas

Incentivando desde cedo

Estudantes do Colégio de Aplicação, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fizeram uma visita ao barracão da Unidos de Vila Isabel na semana passada. Cerca de 78 crianças, entre sete e 11 anos, foram recebidas no Porto Seco ao longo de dois dias.

A iniciativa surgiu em maio, quando o diretor de Carnaval da escola, Arilson Trindade, participou de um bate-papo na instituição e convidou os professores a levarem seus alunos para conferir os bastidores de pertinho.

Leia mais
Corte da Diversidade de Porto Alegre reforça a luta por espaços cada vez mais inclusivos no Carnaval
Eterna Rosalina Conceição

Em tempo: ficam abertas até o dia 17 de setembro as inscrições para o concurso que vai eleger a rainha da agremiação para o Carnaval de 2024. A escolha será realizada na quadra de ensaios, em 1° de outubro. Além de Viamão, podem participar candidatas de outras cidades que tenham idade acima de 18 anos. As inscrições ocorrem por meio do Whats (51) 9939-36044, com Márcio Cézar.

Teatro europeu

A Acadêmicos de Gravataí revelou, no último domingo, o tema do enredo de 2024: No Palco da Fantasia Entra em Cena a Commedia Dell’Arte.

A título de curiosidade! Commedia Dell’Arte foi uma forma inicial de teatro profissional, muito popular na Europa entre os séculos 16 e 18. Foi nessa época que se popularizaram três personagens bastante conhecidos do Carnaval: Pierrô, Arlequim e Colombina. Eles eram integrantes de uma trama cheia de sátira social.

Pedido de afastamento

A Império da Zona Norte divulgou ontem que o presidente da escola, Antônio Ademir de Moraes (Urso), solicitou afastamento por tempo indeterminado. Sendo assim, quem assume o cargo é o vice-presidente, Silvonei Almeida (Gateado).



MAIS SOBRE

Últimas Notícias