Bicharada
Vale do Taquari: site reúne pets e seus donos após enchentes
Em 96 horas de plataforma no ar, 119 animais foram cadastrados e 16 localizados
Muitos dos moradores do Vale do Taquari, afetados pelas enchentes da última semana, tiveram que lidar também com a separação de seus amigos de quatro patas. Animais se perderam de seus tutores durante a chuvarada, o que torna esse momento de reconstrução das cidades ainda mais angustiante. Foi com o objetivo de facilitar as buscas pelos bichinhos que um grupo de engenheiros de software de Lajeado criou o sitePets do Vale do Taquari.
Nele, pessoas que encontram um cachorro ou gato perdido, por exemplo, podem entrar em contato com os voluntários do projeto para que a foto do animal seja publicada. E também tutores que estão à procura de um bichinho podem divulgar no portal a foto dele. Em 96 horas de atividade, 119 animais foram cadastrados no e 15 foram localizados pelos seus tutores.
Um lugar só
O Pets do Vale do Taquari nasceu para centralizar as informações dos animais perdidos e facilitar o seu acesso. As divulgações, até então, estavam sendo feitas somente pelos perfis de ONGs da região. Mateus Roveda, engenheiro de software e morador de Lajeado, um dos criadores da plataforma, explica que a ideia surgiu a partir de uma mobilização de profissionais que queriam colocar a tecnologia a serviço deste momento difícil.
– A gente estava conversando sobre possíveis frentes que poderíamos puxar, algo um pouco mais simples, talvez, mas que pudesse resolver algum problema, e aí surgiu essa vontade de fazer algo voltado para os pets. Percebemos que muitos animais sumiram, tinha muita gente procurando e estava bem espalhado. Todas as ONGs fazendo um excelente trabalho publicando fotos e tudo mais, mas (quem procurava por seu bichinho) tinha que ficar em vários lugares procurando – explica.
Ideia
Mateus conta que ele e amigos tiveram a ideia no sábado (9) e, à 1h de domingo, uma primeira versão do site já estava no ar. Nesse tempo, também buscaram voluntários que fariam o trabalho de atender as pessoas que tivessem informações ou estivessem procurando por um animal, além de incluí-los na plataforma. A equipe já conta com 13 pessoas de diversas cidades da região.
– É um trabalho voluntário que a gente faz sem pensar, só para ajudar mesmo. As ONGs aqui de Lajeado estão ajudando a compartilhar, agropecuárias, a população em si está ajudando a divulgar. Cada animal que é recuperado a gente bota no grupo (de WhatsApp) e comemora – conta Natália Bildhauer, 26 anos, bióloga e moradora de Lajeado, que é uma das voluntárias.
LEIA MAIS
Com previsão de primavera chuvosa, nível dos rios no RS deve continuar exigindo atenção
Com ruas alagadas, mais de cem pessoas são retiradas de casa e outras 200 ficam ilhadas em Alvorada
Sobrevivente da enchente, moradora de Muçum foi arrastada por 18 quilômetros, agarrada ao telhado de casa
Na quarta-feira (12), ainda foi adicionada no site uma aba de ajuda às ONGs com nome, cidade e chave Pix das instituições que precisam de apoio para manter os cuidados com os animais que abrigam. Além disso, a ideia é que o portal continue funcionando posteriormente, não só para a localização de animais, mas a serviço e em parceria com as organizações da causa animal da região.
Xerife voltou para casa
Um dos animais que pôde reencontrar sua tutora foi Xerife, cão da enfermeira Jaina Heberle, 31 anos, moradora de Lajeado. Ele foi resgatado por funcionários de uma cervejaria da cidade, que levaram a informação para o site Pets do Vale do Taquari. Foi a comadre de Jaina que viu a foto do cachorro na terça-feira (12).
– Eu acabei perdendo o meu celular na água, então, não tinha fotos, estava bem difícil. Foi de noite que ela (a comadre) viu no site. De tarde, eu já tinha olhado tudo para ver se ele não tinha aparecido, mas de noite me envolvi com a minha filha e acabei não olhando mais. Eu mandei (avisos) para todas as ONGs da região – relata, contando que o marido, Leandro, foi quem buscou Xerife na cervejaria, próximo à casa da família.
O susto da enchente foi grande para Jaina. É que os seis cachorros dela vivem no sítio da família, no bairro Carneiros, em Lajeado, que ficou inacessível devido ao alagamento da estrada. Ela só conseguiu saber da situação do terreno e dos cães na quarta-feira, quando pôde ir até lá e descobrir que quatro dos animais haviam desaparecido. Os outros dois, buldogues pequenos, haviam sido retirados do local pelos pais da enfermeira ainda na segunda-feira (4), já temendo que eles não conseguissem nadar durante a tempestade anunciada.
Apesar dessa precaução, Jaina não esperava um estrago em proporções tão grandes. Em enchentes anteriores, o terreno não inundava completamente, e o alagamento não atingia a parte que os animais ficam. Dessa vez, a água tomou todo o sítio e chegou até o telhado da casa em construção.
– A casa era mais alta que o nível em que subiu a água em 2020, então a gente pensou “eles vão entrar para dentro da construção”. A casa já tinha sido construída mais alta por causa disso. De tanta enchente que a gente já passou, sabemos o tempo que o rio leva para subir e descer, então ficamos bem assustados. Só sobrou uma parede e o alicerce – conta.
Três dos desaparecidos já foram encontrados, um por um. Beto foi visto não muito longe, no próprio bairro do sítio, Thor foi parar em Bom Retiro do Sul, a 22,9 quilômetros de Lajeado, e Xerife foi identificado por meio do site. Até o fechamento da reportagem, a família ainda procurava a cadelinha Luna, de aproximadamente 11 anos.
LEIA MAIS
Com ajuda da filha, voluntária cuida de 52 animais na zona norte da Capital
Protetores de Guaíba pedem doações para pagar dívida
Sítio abriga cerca de 300 animais em Viamão e precisa de apoio
CONHEÇA O PETS VALE DO TAQUARI
/// Acesse o site: petsvaledotaquari.com.br.
/// Siga no Instagram: @petsvaledotaquari.
Se você encontrou algum bichinho perdido na região, entre em contato com um dos voluntários do projeto por WhatsApp:
/// Arroio do Meio – Vitória Luísa: (51) 99651- 3436
/// Bom Retiro do Sul – Bruno: (51) 99723- 0366
/// Colinas – Daniela: (51) 99956-8610
/// Cruzeiro do Sul – Camila: (51) 99158-6310
/// Encantado – Bruna: (51) 99824-2815
/// Estrela – Carlos: (51) 99705-0376
/// Lajeado – Natália: (51) 99903-2832
/// Muçum–Mateus: (51) 99555-8131
/// Roca Sales – Davi: (51) 98024-8369
Produção: Caroline Fraga