Notícias



Recanto oriental

Praça Província de Shiga reabre para o público após passar por revitalização

Entrega celebra os 40 anos do convênio de fraternidade entre o RS e a província japonesa de Shiga 

15/03/2024 - 22h38min


André Malinoski
Enviar E-mail

A Praça Província de Shiga, na zona norte de Porto Alegre, foi reaberta para o público nesta sexta-feira (15). Situada entre a Avenida Cristóvão Colombo, a Plínio Brasil Milano e a Rua Marechal José Inácio da Silva, o espaço de pouco mais de 3,8 mil metros quadrados passou por intervenções urbanísticas e paisagísticas

As obras se iniciaram em 28 de outubro do ano passado e se estenderam por quase cinco meses. A revitalização celebra os 40 anos do convênio de fraternidade, que declara o RS e a província japonesa de Shiga como Estados-irmãos. O prefeito Sebastião Melo destaca a entrega do espaço público: 

— Nós somos muitas etnias, mas um só povo em Porto Alegre. E a irmandade com outros países, e o Japão de forma muito especial, essa praça simboliza isso. E feliz de uma cidade que tem pertencimento e possui tantas áreas verdes para serem desfrutadas.

Entre outras coisas, a reforma contemplou a manutenção do portão de entrada e do passeio externo, um novo Torii (pórtico tradicional japonês), a revitalização do quiosque, luminárias externas e da estátua de Buda. 

Foi executado o novo cercamento da praça e houve a instalação de cercas de bambu nos caminhos internos, além de reforma da zeladoria e sanitários. 

— Essa área aqui é bastante simbólica, especialmente por essa relação com a comunidade japonesa. É um marco turístico que estava depreciado, então, nessa recuperação com a iniciativa privada, tivemos a possibilidade de recuperar toda ela — diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, citando que o local costuma ser utilizado com regularidade para sessões de fotos de noivas.

Em relação ao paisagismo, ocorreu a revitalização do lago e o plantio de novas árvores, arbustos e vegetação de forração. As melhorias, baseadas em projeto assinado pelo estúdio Takeda Design, foram feitas respeitando o estilo original do espaço, inspirado nos tradicionais jardins japoneses, com azaleias, bambus, extremosas e cerejeiras. Trata-se dos vegetais originais do projeto do arquiteto e paisagista nipônico Kunie Ito. 

— A praça é um importante elemento que une Shiga com o RS, que são Estados-irmãos. Espero que os dois continuem caminhando lado a lado e fortalecendo as relações. Esse símbolo é muito importante por causa disso — reflete o cônsul em exercício do Japão, Takahashi Masahiro, que também prestigiou o ato de entrega.

A prefeita da Praça Província de Shiga, Timako Yamakawa, enaltece a amizade entre o Estado e a província oriental.

— Acho que é um reforço para os Estados-irmãos, essa parceria tão bonita que é Shiga com o RS. Em épocas de tantas guerras e tanta discórdia, acho que é bem importante ter essa praça de volta.

Foram investidos mais de R$ 1 milhão nas melhorias

A parceria de revitalização envolve a Cyrela Goldsztein e a prefeitura de Porto Alegre. As obras foram realizadas a partir de aporte da empresa no valor de mais de R$ 1 milhão, em contrapartida ao 24/SE7E, empreendimento da construtora no bairro Bela Vista.

— A praça tem mais de 40 anos e estava precisando de reforma. Sempre ficamos felizes quando a prefeitura nos chama para fazer um projeto desses. Dá para ver que ela ficou maravilhosa — elogia o diretor de Incorporação da Cyrela Goldsztein, Luiz Paludo.

A Praça Província de Shiga fica localizada na Avenida Cristóvão Colombo, s/nº. Está aberta para visitação diariamente das 8h às 17h. A entrada é gratuita.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias