SEU PROBLEMA É NOSSO
Estudante da rede municipal de Cachoeirinha lança livro infantil
Miguel Ramos, nove anos, conta a história de um jovem que sonha em ser escritor
“Dedico este livro a todas as crianças que sonham”. É assim que inicia a história narrada por Miguel Ramos, que aos nove anos publicou seu primeiro livro. Intitulado “Miguel, o escritor”, a obra fala sobre um jovem que sonha em trabalhar com a arte de escrever. O estudante do terceiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Assunção explica que a inspiração vem de si, que à época compartilhava do mesmo sonho do personagem. De forma lúdica, o livro busca estimular a escrita infantil.
– Todo mundo pode escrever, se quiser. Eu fiquei muito feliz quando vi (o livro) pela primeira vez. Quando crescer, quero ser escritor e músico – revela o pequeno.
O lançamento ocorreu no dia 16 de março, em São Paulo. Promovido pela Editora LCG, o evento contou com a presença de outros autores que, assim como Miguel, lançavam suas primeiras obras. No entanto, a família do jovem, que vive em Cachoeirinha, não pôde arcar com os custos da viagem e, portanto, ele não conseguiu comparecer ao encontro.
Sonho
– Infelizmente não conseguimos dinheiro para viajar até São Paulo, mas agora queremos fazer o lançamento na nossa cidade, já estamos organizando isso com a editora – explica a terapeuta holística e escritora Joselia Ramos da Silva, 27 anos, mãe de Miguel.
Apaixonada pelo universo da leitura e mãe de três filhos, Joselia diz que sempre buscou estimulá-los para que se interessassem pelos livros. Com o primogênito não foi diferente:
– Na minha família não têm muitos leitores. Por isso, queria ser essa referência para meus filhos. Ainda quando o Miguel estava na barriga, já contava historinhas. Sempre lia com ele, desde muito pequeno.
O primeiro livro em que foi coautora foi publicado em 2021. Passados três anos, já participou de mais um lançamento coletivo pela Editora LCG. Foi durante a escrita da segunda obra que, em uma reunião com editores, Miguel resolveu participar. Em um dado momento da conversa, perguntou se poderia, assim como a mãe, escrever um livro:
– Ele sempre foi muito observador, sempre estava ao meu lado enquanto escrevia. Quando perguntou se poderia escrever também, eu inicialmente pensei que não teria como, afinal ele era muito pequeno.
Proprietário da editora, Luiz Claudio Gomes, 54 anos, estava presente na reunião e comenta que ficou surpreso com o pedido do jovem, mas que a ideia de ter o primeiro escritor mirim em 12 anos de editora o deixou animado. Então, propôs para a mãe que o projeto fosse iniciado. Como a família não tinha condições financeiras para arcar com os custos da publicação, a empresa ofereceu o serviço completo sem cobrar nada.
–A editora nasceu com a proposta de levar oportunidades a quem não tem. Penso que todos podem ser escritores. Por isso, nós oferecemos desde a ilustração até a publicação final – relata Luiz.
Enquanto Joselia escrevia, Miguel narrava cada detalhe do que queria contar aos leitores. E a editora ficou responsável pela revisão, ilustração e impressão. Em um mês, o livro já estava pronto para ser publicado.
Divulgação
Além do evento de lançamento em Cachoeirinha, o autor mirim deve realizar palestras em escolas da rede municipal. A ideia, segundo a mãe, é promover uma roda de conversa com pais e alunos, a fim de dialogar sobre a importância do estímulo à leitura e mostrar que crianças também podem ser escritoras:
– Além disso, a escrita pode ser uma brincadeira lúdica e divertida para os pequenos.
Produção: Nikelly de Souza