Notícias



Recuo da água

Depois de 29 dias, Guaíba volta a ficar abaixo da cota de inundação no pórtico central do Cais Mauá

Régua do governo do Estado instalada na Usina do Gasômetro, contudo, mostrava lago em 3m69cm às 11h, nove centímetros acima do nível de extravasamento

31/05/2024 - 21h32min


Gabriel Jacobsen
Gabriel Jacobsen
Enviar E-mail
Gabriel Jacobsen / Agencia RBS
Situação do Cais Mauá, junto ao pórtico central, na manhã desta sexta-feira.

O Guaíba voltou a ficar abaixo da cota de inundação no pórtico central do Cais Mauá, no centro de Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (31). Entre 10h30min e 11h30min, a reportagem do Diário Gaúcho registrou a água abaixo do nível do cais, com o lago se mantendo em seu leito.

No pórtico central — principal acesso à zona portuária, na altura da Praça da Alfândega —, o Guaíba ultrapassou a cota de inundação na tarde de 2 de maio. Desde então, o lago se manteve acima dos três metros neste ponto de visualização.

Às 11h53min desta sexta, medição feita pelo professor Elírio Toldo Jr., do Instituto de Geociências da UFRGS, mostrou o Guaíba nove centímetros abaixo da cota de inundação no mesmo local.

Oficialmente, contudo, o lago segue acima da cota de inundação, visto que a régua do governo do Estado, instalada na Usina do Gasômetro, mostrava o nível em 3m69cm na medição publicada às 11h. A cota de inundação definida para esta régua é de 3m60cm.

O Guaíba tem mantido tendência de queda, mas com algumas oscilações pontuais para cima, impactadas especialmente pelo comportamento do vento. Assim, é possível que o lago volte a subir poucos centímetros, segundo hidrólogos, nos próximos dias.

André Ávila / Agencia RBS
Às 11h53min, medição mostrou Guaíba nove centímetros abaixo da cota de inundação no Cais



MAIS SOBRE

Últimas Notícias