Tutorial
Aprenda a denunciar propaganda eleitoral irregular com o app Pardal 2024
Aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ajuda na fiscalização a campanha municipal deste ano. Confira o passo a passo
Na campanha eleitoral deste ano, a Justiça Eleitoral conta com a ajuda dos eleitores e da tecnologia para fiscalizar as propagandas. No último dia 16, o Tribunal Superior Eleitoral lançou o aplicativo Pardal 2024. Por ele, é possível relatar uso irregular de alto-falantes, disparo de mensagens, material gráfico, dentre outras vedações.
As denúncias são encaminhadas ao órgão competente de cada Estado, que pode solicitar providências à Justiça Eleitoral.
Para finalizar o envio da denúncia, é necessário anexar comprovantes das supostas irregularidades como fotos, vídeos ou links.
As denúncias são confidenciais, mas os eleitores podem escolher se querem preservar sua identidade ou não.
Confira o passo a passo:
1) Baixe o aplicativo na Play Store ou Apple Store.
2) No aplicativo, leia e aceite os Termos de Uso.
3) Clique em “Entrar”.
4) Há duas formas de fazer o login: e-título e gov.br. O DG recomenda entrar pela conta gov.br. Na primeira edição do Tutorial, ensinamos você a criar a sua.
5) Para acessar o Pardal, é necessário ter habilitada a verificação em duas etapas. Caso não tenha, entre no aplicativo do gov.br e clique em “Segurança da conta”.
6) Clique em “Verificação de duas etapas”.
7) Clique em “Habilitar verificação em duas etapas”.
8) Após habilitar a verificação em duas etapas, escolha acessar o Pardal pelo gov.br, volte ao aplicativo do gov.br, e clique em “Gerar código de acesso”.
9) Clique em “Copiar código”.
10) Volte ao Pardal e cole no espaço apropriado.
11) Para fazer uma denúncia, entre na página inicial do app e clique em “Fazer uma nova denúncia”.
12) Selecione o tipo de irregularidade que você deseja denunciar e clique em “Avançar”.
13) Preencha os dados e finalize a denúncia.
E tem mais
No aplicativo, você também pode consultar o andamento de suas denúncias, acessar a página do TSE destinada a alertas de desinformação e entrar na página do Ministério Público Eleitoral (MPE) para denunciar crimes eleitorais que exigem iniciativa do MPE.
Como saber o que é proibido?
/// Ao clicar em "Fazer nova denúncia" no aplicativo Pardal e selecionar o ícone que corresponde à irregularidade, uma lista com o que é proibido e permitido em cada item aparece antes de avançar no registro.
/// Mais informações podem ser consultadas no site do TSE.
* Produção: Guilherme Freling