Centro Histórico
Demolição do Esqueletão é retomada, e primeira etapa deve ser concluída em até 40 dias
Com marteletes e outras ferramentas, funcionários da empresa contratada retiraram os primeiros tijolos do quarto andar do prédio na manhã desta quarta-feira
Foi retomada nesta quarta-feira (4) a demolição do edifício Galeria XV de Novembro, o Esqueletão, no centro de Porto Alegre. Dividida em três etapas, a estimativa da prefeitura é de que a primeira delas deva ser concluída em até 40 dias.
Por volta das 9h, esse serviço inicial começou. Com marteletes e outras ferramentas mecânicas, funcionários da empresa contratada retiraram os primeiros tijolos do quarto andar do prédio. Conforme os engenheiros da obra, primeiro será retirada toda a parte de concreto e, depois, as estruturas de ferro.
A primeira etapa consiste na demolição da parte de trás do edifício, do primeiro ao quarto andar, onde as intervenções começaram nesta quarta. Houve uma mudança em relação a fevereiro, quando a obra foi embargada porque a derrubada do prédio havia começado pelos andares superiores e sem as devidas normas fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Na época, laudos apontaram riscos aos trabalhadores. Agora, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, garante que todo o processo está seguro.
— Temos todas as documentações regularizadas, com as devidas licenças. Após essa primeira parte, vamos instalar um elevador para que possamos iniciar a segunda etapa nos andares de cima — afirmou.
A próxima parte da demolição consiste em derrubar a parte da frente e do 19⁰ ao 11⁰ andar. Por fim, os 10 andares restantes serão implodidos. Para essa última e mais complexa etapa, o secretário informou que nem todos os laudos e avaliações já foram feitos, mas que serão elaborados em datas mais próximas da realização do procedimento.