Notícias



Eu Sou do Samba

ONG Cirandar promove shows gratuitos na Primeira Mostra de Samba Quintal do Cooler

Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras

13/09/2024 - 06h00min

Atualizada em: 13/09/2024 - 06h00min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Repertório de Júnior Paixão terá sucessos consagrados

Criada em 2008 com a ideia de movimentar, fortalecer e mobilizar as redes sociais e comunitárias para promover a leitura, arte e música, a ONG Cirandar lança a Primeira Mostra de Samba Quintal do Cooler. O objetivo é celebrar a cultura popular, proporcionando um espaço acessível para todos.

Serão sete festas gratuitas no total, sempre no Quintal do Cooler (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 3.868), em Porto Alegre. A primeira é nesta sexta-feira (13), a partir das 19h. As próximas estão marcadas para os dias 27 de setembro, 11 de outubro, 1º, 8, 15 e 22 de novembro. Márcia Cavalcante, coordenadora do Cirandar, explica como surgiu a ideia para criar o evento:

— Tínhamos muito interesse em fortalecer espaços culturais descentralizados. O amor pela cultura nos aproximou do Negrita (Luis Vicente Faiet, dono do Quintal do Cooler), e a gente decidiu pensar juntos num projeto. Acho que vamos firmar esse espaço ainda mais como um reduto do samba e do pagode. Também vai dar uma força na economia da cultura, unindo a experiência do Cirandar na produção com a rede de artistas que o Cooler já conhece — afirma Márcia, destacando:

— O que nos uniu foi o amor ao samba. Não dá pra pensar na cultura brasileira sem dar destaque pro samba. O samba é música, é literatura, é cultura popular, é poesia.

O lugar escolhido não podia ser outro. Com clima sempre acolhedor, o Quintal do Cooler valoriza a diversidade local com eventos musicais e culturais na zona norte da Capital.

— O Cooler nasceu na escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina. Mas sempre quisemos um espaço próprio. Quando vimos esse terreno (que fica pertinho da escola), pensamos: “É ali que tem que ser o Quintal do Cooler”. Já faz três anos e tem sido um sucesso. Agora, estamos empolgados com a parceria com o Cirandar. O evento tem como um dos propósitos principais mostrar para todos o que temos de melhor na música aqui do nosso Estado – conta Negrita.

A Primeira Mostra de Samba Quintal do Cooler tem apoio do Ministério da Cultura. 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Os idealizadores Negrita e Márcia Cavalcante

Os artistas

A escolha dos 21 artistas e grupos que vão se apresentar (três em cada noite) foi feita a partir de um trabalho de cartografia, levando em conta suas trajetórias e compromisso com a cultura popular. A estreia, hoje, promete com nomes de peso: Júnior Paixão, Pagode do Dorinho e Papo de Samba. Cada um com seu estilo e energia, garantindo uma noite de muita alegria.

Júnior Paixão, que recentemente mudou para a agência Alcateia Entretenimento e já está de olho no lançamento de um DVD de 10 anos de carreira em 2025, se diz empolgado para a apresentação na Mostra Quintal do Cooler:

— Estou feliz de ter sido escolhido para um projeto tão maravilhoso. Sou um artista “camaleão”. Tenho meu trabalho autoral, onde reverencio os nossos artistas locais, que pavimentaram esse caminho pra gente. Também adoro cantar sucessos consagrados pelo Brasil afora. Podem esperar muita alegria no meu show.

Quem compartilha desse entusiasmo é Kleber Dorinho, do Pagode do Dorinho:

— Nossa banda vai fazer 40 anos no domingo (15). Essa festa de hoje é um presente. Vamos cantar músicas novas e também sucessos como Linda Cinderela, Musa, Lembranças de Você e Os Dorinhos também Amam. Terá pagode dos anos 90, músicas atuais do Mumuzinho, Ferrugem e Fundo de Quintal. É uma honra abrir essa linda iniciativa – revela.

O pessoal do Papo de Samba também não esconde a expectativa:

— Estamos animados em participar da série de shows. Obrigado pelo convite, Quintal do Cooler e Cirandar. Vocês estão abrindo as portas pros sambistas gaúchos. A Primeira Mostra de Samba Quintal do Cooler já é um sucesso!

Em tempo: no dia 27 de setembro, quem sobe ao palco são os grupos Motivo A+, Temperô e Santo Forte.

Te programa!

/// Quando: nesta sexta-feira, a partir das 19h
/// Onde: Quintal do Cooler (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 3.868), em Porto Alegre
/// Quanto: de graça
/// Atrações (por ordem de apresentação): Pagode do Dorinho, Papo de Samba e Júnior Paixão
/// Para mais informações: acesse o perfil @cirandar.ong no Instagram

Primeira mão 

A coluna ficou sabendo que, no ano que vem, o Cirandar participará de mais um projeto ligado ao samba. Márcia foi quem deu a notícia em primeira mão:

— Vamos estrear uma escola do Carnaval. É um projeto que estamos desenvolvendo em parceria com a Fenasamba (Federação Nacional das Escolas de Samba) e com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, visando fortalecer a economia criativa do Carnaval. Teremos cursos de jurados, aderecistas... Tudo pensado nos processos de formação e fortalecimento da cadeia produtiva do Carnaval no Brasil. Serão encontros presenciais e virtuais, com mais de 500 alunos e professores vindos de escolas de samba do Rio de Janeiro, São Paulo e do Rio Grande do Sul.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias