Notícias



Piquetchê do DG

Figuras históricas da Revolução Farroupilha em  miniatura 

Projeto Vultos Rio-grandenses transforma nomes da Revolução Farroupilha em objetos colecionáveis feitos em impressão 3D. 

13/10/2025 - 15h36min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail

Após recriar imagens de figuras emblemáticas do Rio Grande do Sul com inteligência artificial (IA), o projeto Vultos Rio-grandenses tem novidade: agora, os personagens históricos da Revolução Farroupilha ganharam forma em miniaturas colecionáveis

A iniciativa, que já havia produzido quadros a partir de registros antigos da Revolução Farroupilha, quer aproximar ainda mais a história das novas gerações. 

As miniaturas, inspiradas nas mesmas representações feitas com IA, resgatam a memória de nomes ligados à tradição do Estado e transformam o aprendizado em uma experiência palpável e lúdica. 

Segundo o produtor cultural Jeândro Garcia, depois da exposição e sucesso dos quadros, surgiu a ideia de criação dos bonecos. 

– Já temos algumas encomendas. São objetos feitos em impressão 3D, que têm um custo elevado. Não é um boneco como os de brinquedo, é um objeto de coleção, rico em detalhes, em pintura. O objetivo é fazer alguns para depois formar uma coleção e doar para os museus do Estado. Então, a produção de algumas peças vai financiar a impressão de novas unidades – explica. 

De acordo com Garcia, a procura dos interessados tem se concentrado nos bonecos de Bento Gonçalves e do Lanceiro Negro. Os bonecos são como pequenas estátuas e medem aproximadamente 25cm de altura. O valor para ter uma das miniaturas é de R$ 800. 

– Assim como colecionadores de bonecos de super-heróis, pensamos que seria interessante a criação dos personagens farroupilhas para o público ter essa ligação e ver de perto os detalhes. Além de  aproximar da realidade dos jovens. Uma inspiração do projeto veio do Espaço Cultural São José, de Rio Grande, onde tem miniaturas de soldados espanhóis. Lá, as peças foram feitas à mão, artesanalmente – detalha. 

Para começar a coleção, Garcia explica que é necessário fazer a modelagem antes, processo que tem um valor mais alto do que o boneco. Por isso, é preciso de encomendas para financiar o início da produção. 

Para saber mais do projeto, acesse a página do Instagram


MAIS SOBRE

Últimas Notícias