Estrelas da Periferia
Sil Maciel tem a dança como aliada
Formada em Educação Física, artista da periferia de Gravataí usa seu talento para se comunicar com as crianças
Silvana Maciel, mais conhecida como Sil Maciel, é uma talentosa dançarina e professora de Educação Física nascida na periferia de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre. Formada em Educação Física com pós-graduação em Dança pela UFRGS, Sil se destaca não só como professora, mas pelo impacto que gera por meio da sua arte, a dança, que ocupou um espaço em sua vida desde cedo.
— Comecei a dançar desde muito pequena. Criava grupos, fazia aulas, e o que aprendia já aplicava ensinando aos outros — relembra Sil.
Especialista em danças brasileiras e performances culturais, a artista exibe uma versatilidade surpreendente, dominando desde danças tradicionais como o xaxado e o forró até a exuberância do samba, onde brilha como uma verdadeira rainha de bateria. Ela também domina as danças gaúchas, incluindo a chula. Com sua dedicação, já conquistou dois troféus Açorianos de Dança. Mas as premiações não são só de hoje: a pequena Sil já acumulava reconhecimentos.
— Aos 10 anos, eu liderava grupos em apresentações de aniversários e eventos de rua, e aos 12 iniciei uma trajetória em desfiles, que me renderam impressionantes 42 títulos de beleza, entre eles o de Rainha do Carnaval e Miss Consciência Negra RS — comenta.
Sil trabalhou como dançarina nas bandas Os Federais e com Lauro, do Bonde do Forró. Participou de festivais internacionais, levando a cultura brasileira para países como Espanha, Chile e Itália, ao lado do grupo de Danças Folclóricas Andanças, fazendo da dança uma forma de resistência e valorização cultural. Nos palcos, ela também brilha em espetáculos como Renovação Negra, Sim!, que usa a arte para dialogar e ensinar a cultura antirracista:
— A arte é uma ferramenta de combate ao racismo, uma arma no discurso antirracista, inclusive para pessoas não negras — enfatiza Sil, que vê a dança e o teatro como formas de conscientizar e criar empatia.
MovimentAí
Durante a pandemia, Sil criou o MovimentAí, um projeto cênico infantil que, junto com sua irmã Silvia Maciel, deu origem ao espetáculo MovimentAí: Saia da sua Bolha. Esse projeto envolve crianças e famílias em danças, espetáculos e músicas autorais, promovendo atividades interativas e presenteando os espectadores com livros que trazem personagens do espetáculo.
Com as canções do espetáculo, originou-se o EP de mesmo nome, com quatro músicas autorais. Uma das canções é Essa Mãozinha, que serve como um incentivo para as crianças dançarem. O clipe foi gravado no Parque das Águas, em Viamão, com participação dos dançarinos mirins Sara Alves, Heloísa Domingues, Catieli Porto Richetti, Melissa Vitória Kaique Souza e Gabriel dos Reis, além do Sandro Garra, como o Lobo da Esperança.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o que reforça a importância cultural e social do trabalho da artista.
Com uma trajetória singular e objetivos que transcendem a dança e o teatro, Sil Maciel inspira e educa por meio de suas produções e apresentações. Sua arte possui um formato único, voltado para públicos muitas vezes pouco contemplados, provando que o dom de um artista se manifesta naturalmente e cria seu espaço onde quer que esteja, desafiando estereótipos e padrões. Sil Maciel dá um show de representatividade, história e promoção de bons hábitos, tudo através da dança — isso, sim, é talento.
AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!
Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para camila.mendes@diariogaucho.com.br.
Para falar com o artista, ligue para (51) 99322-8225
* Produção: Camila Mendes